Joinville – Mais uma importante etapa para a implantação do Parque Porta do Mar foi vencida nesta semana. A Secretaria do Patrimônio da União (SPU) concedeu cessão de uso para a construção do atracadouro (trapiche) em terras que pertencem ao governo federal. Essa era a última autorização que faltava para a assinatura da ordem de serviço e início das obras do parque localizado na região dos Espinheiros.
A Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville (Ippuj), responsável pela execução da obra, já havia obtido a licença ambiental e solicitado à Secretaria de Administração que realizasse o processo licitatório que resultou na contratação da empresa Construter de Blumenau – a mesma que está construindo o Parque Morro da Boa Vista. A etapa seguinte será a assinatura da ordem de serviço para início dos trabalhos, que deve acontecer na próxima semana.
O Parque Porta do Mar é uma obra de qualificação urbana da orla da Lagoa do Saguaçu com atracadouro, deck, implantação de sistema de comunicação visual, mobiliário urbano, iluminação pública, capeamento asfáltico da rua Antônio Gonçalves e execução de passeio do lado da orla da Baía da Babitonga. O equipamento público integrará a rede de parques do Programa Linha Verde, financiados pelo Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), e o investimento será da ordem de R$ 1,2 milhão.
Fonte: Assessoria de imprensa