Joinville – Na manhã de terça-feira (5) o teólogo Leonardo Boff visitou a Escola Municipal Hermann Mueller, no Distrito de Pirabeiraba, na companhia do secretário de Educação Marquinhos Fernandes. A direção da escola preparou o Café com Poesia para recepcioná-los.
Em seguida, Leonardo Boff voltou ao palco principal da Feira do Livro para participar do Café Literário realizado pela direção da escola, que contou com a presença do Pastor Tito Lívio, diretor geral do Bom Jesus/IELUSC.
Cerca de 300 pessoas participaram do bate papo, onde puderam interagir com o autor. O conteúdo apresentado também foi voltado para sustentabilidade e cuidado com o planeta. Ao ser questionado sobre as mudanças necessárias para mudar a realidade da crise ecológica, Boff disse: “Você tem quem primeiro amar para depois se sensibilizar com a situação. E temos que ter em mente que somos responsáveis pela continuidade do nosso planeta”.
Oportunidade única
Para o secretário de Educação de Joinville, Marquinhos Fernandes, as duas palestras com Leonardo Boff foram importantes para provocar mudança de comportamento nas pessoas. “Estamos convivendo com desastres e desequilíbrios ambientais que podem ser prevenidos”, alerta. “Neste sentido Leonardo Boff ensina que atitudes individuais e simples como separação do lixo e o respeito com natureza podem interferir no ruma das ações da natureza”.
O Secretário avalia que a oportunidade de convivência por dois dias com Leonardo Boff foi um marco na vida de alunos e professores. “Ele puderam desfrutar do conhecimento de uma das autoridades mundiais que é o Leonardo Boff e este é um momento raro.”
Marquinhos diz que este é o sentido das ações que a Secretaria de Educação toma com sua equipe de gerencia. “Estamos proporcionando uma Possibilidade rara de formação e capacitação, muitos estão tendo uma oportunidade que pode ser única na vida”.
ai/UNO