Joinville – O café da manhã desta terça-feira (20) foi diferente na Fundação 25 de julho, em Pirabeiraba. Com cardápio elaborado à base de itens coloniais dos produtores da região, aconteceu o lançamento da II Feira Sustentável da Agricultura Familiar, Economia Solidária, Pesca, Reforma Agrária e Energias Renováveis. O evento está confirmado para acontecer entre os dias 6 e 8 de maio, no Centreventos Cau Hansen.
Segundo a organização, a intenção da Feira é debater além dos avanços as dificuldades e os desafios que os agricultores familiares, os integrantes de organizações, empreendimentos de economia solidária, empresários, técnicos e pesquisadores do Estado de Santa Catarina enfrentam para manter seu trabalho. A Feira é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, do Incra, da Epagri e da Prefeitura de Joinville, com o apoio do Joinville, Convention e Visitors Bureau.
Adhemar Lopes de Almeida, secretário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, destacou a importância de eventos como este. "A Feira representará muita força para as decisões e encaminhamentos da questão ambiental, com reflexo para esta e também futuras gerações". O prefeito Carlito enfatizou o desafio a ser seguido para o desenvolvimento sustentável. "Vamos buscar soluções e alternativas viáveis. É o nosso futuro que está em jogo", observou.
Alerta
No início do evento, os alunos da 9ª série da Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke realizaram uma apresentação de teatro de fantoches. A história alertava os expectadores quanto a importância dos cuidados com a prevenção da Gripe A e da Gripe Aviária, patologias que vêm preocupando toda a comunidade.
A professora de ciências Cíntia de Almeida Coelho Duarte, que coordenou o projeto e a apresentação, contou que os alunos têm entre 13 e 14 anos. Ela destaca a preocupação que os jovens têm com essa nova doença. "É um trabalho educativo que eles levam para casa e acabam disseminando por toda a comunidade", frisou.
Fonte: Assessoria de imprensa
