Lançamento do livro Bandidos, Forasteiros e Intrusos

Xanxerê – Nesta quinta – feira (28), às sete horas da noite, na Biblioteca Municipal Caldas Júnior em Xanxerê, Délcio Marquetti lança o livro Bandidos, Forasteiros e Intrusos.

Délcio Marquetti é professor de História. Atua na Rede Estadual de Santa Catarina e na Universidade do Oeste de Santa Catarina, Unoesc Campus de Xanxerê, onde coordena o Projeto História e Memória. É pesquisador do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Patrimônio Cultural (GIPA), junto ao CNPq.

De acordo com o autor, o livro vai contar a história do crime no oeste catarinense na primeira metade do século XX, além disso, a obra pretende contribuir com a historiografia local .

Resumo do livro:

A base documental da obra consiste em processos crime, arquivados nos fóruns das comarcas de Xanxerê e Chapecó, que datam de 1917, ano de instalação da comarca de Chapecó a 1942, último ano de vigência do Código Penal de 1890. Trata-se de adaptação de dissertação apresentada ao Mestrado em História, com área de concentração em História Regional, da Universidade de Passo Fundo (UPF).

A obra procura elucidar o contexto cultural, político e econômico da região em questão, no período citado, procurando compreender as razões que lhe valeram a descrição de região de criminalidade intensa, nas palavras do juiz Antonio Selistre de Campos (processo 5436).

Encontra-se estruturada em três capítulos e conta com apresentação do professor Adelar Heinsfeld (UPF), pesquisador de temáticas de âmbito regional, como questões de limites entre Brasil e Argentina. O primeiro capítulo trata de uma análise das visões de crime e criminoso que orientaram a formação de profissionais do Direito, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX, marcada por preconceitos e estigmas comuns à época. No segundo capítulo faz-se uma análise do contexto da época, levando em consideração os sujeitos envolvidos. E por fim, analisam-se, de forma criteriosa, os crimes referidos.
 
Fonte:Imprensa prfeitura Municpal de Xanxerê
 

 

 

 

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *