Criciúma – Foi lançado, hoje (1º de julho), o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social que tem por objetivo a implantação de um projeto que defina o rumo das ações ligadas a habitação de Criciúma. Assim como o Plano Diretor, ele atuará no planejamento das ações e da questão habitacional do Município para os próximos anos.
O evento ocorreu no salão Ouro Negro e contou com a presença do prefeito em exercício Márcio Búrigo, a secretária do sistema Social Geovânia de Sá, o gerente de habitação Gelvânio Búrigo, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Jacemar Bittencourt de Souza, o gerente regional da Caixa Wanderley Lopes Gomes, a gerente de desenvolvimento urbano Noemi da Aparecida Lemos e demais lideranças.
“Queremos saber as necessidades habitacionais de Criciúma. Com isso vamos definir as ações e dar ao cidadão uma moradia digna”, disse a secretária Geovânia. O prefeito em exercício Márcio Búrigo acrescentou que esse plano vai tentar reparar esses erros habitacionais. O déficit habitacional de Criciúma é de cinco mil famílias.
Através desse plano, conforme o gerente regional da Caixa Wanderley Lopes Gomes, se faz o levantamento de onde estão as áreas de riscos, invadidas, dando outro caráter. “Esse trabalho é muito importante”, disse.
O estudo será feito pela empresa Pontual, que venceu a licitação. Esta determinação rege o que determina o Ministério das Cidades, visando à capacitação de recursos do governo Federal, sendo que todos os municípios são obrigados a executar até 31 de dezembro de 2009, caso contrário a cidade ficará inabilitada a captar recursos do governo Federal.
Ao final do evento, Jorge Henrique Frydberg – da empresa Pontual – explicou como funcionará o plano.
UNOPress