Laguna – Neste ano de 2012, oito pessoas receberam o resultado de soropositivas para o HIV em Laguna, dos 922 testes realizados. O trabalho do programa municipal do DST Aids é conscientizar as pessoas a usarem o preservativo no ato sexual. A maioria dos pacientes soropositivos para HIV são heterossexuais, o que cada vez mais afasta o mito e o preconceito da doença.
Sábado, dia mundial de luta contra a aids, serve para alertar as pessoas sobre os perigos da doença. Nesta sexta-feira, nos postos de saúde do município os usuários do Sistema Público receberam informações, camisinhas e panfletos educativos. “A Aids não é doença de usuários de drogas, homossexuais, ou profissionais do sexo. A Aids é um problema de todos nós”, diz a coordenadora do programa municipal DST Aids, Christiane Nunes.
402 pessoas são atendidas pelo programa em Laguna. Desse total, 168, tem o vírus HIV, 89 mulheres e 79 homens. Os pacientes que já desenvolveram a doença são 234, destes, 93 são mulheres e 141 homens.
Nos últimos anos, as atividades de prevenção estão sendo intensificadas com distribuição de folhetos educativos no centro da cidade, Capacitações para Profissionais da Saúde e Educação, Atividades intensificadas no período do Carnaval, Dia dos Namorados e Encontro de Motos e 1º de Dezembro.
Teste é importante
No programa DST Aids tem várias pessoas que estão aproximadamente 30 anos com o vírus, o trabalho iniciou no ano de 1990. “ Os antiretrovirais existentes hoje no mercado e distribuídos à população brasileira gratuitamente, são extremamente eficazes no controle da doença, já que não há cura. Tal fato justifica a qualidade de vida dos pacientes que se descobrem soropositivos e passam a fazer o tratamento adequadamente, evitando assim, a queda da imunidade e uma baixa carga viral”, explica Christiane Nunes.
O diagnóstico precoce é importante para que a pessoa tenha acesso aos exames laboratoriais específicos e medicações.
O teste anti-HIV em Laguna pode ser feito na unidade central (posto da carioca), das 7h às 8h, de segunda a sexta. Não precisa de autorização médica e nem estar em jejum. O sangue recolhido é encaminhado para o Laboratório Central do Estado, dentro de 30 dias sai o resultado.
O que é Aids ?
HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação
UNOPressPress