quinta-feira, maio 1, 2025

Laguna realiza ações no Dia Mundial de Luta contra a Aids

Laguna – Neste ano de 2012, oito pessoas receberam o resultado de soropositivas para o HIV em Laguna, dos 922 testes realizados. O trabalho do programa municipal do DST Aids é conscientizar as pessoas a usarem o preservativo no ato sexual. A maioria dos pacientes soropositivos para HIV são heterossexuais, o que cada vez mais afasta o mito e o preconceito da doença.

Sábado, dia mundial de luta contra a aids, serve para alertar as pessoas sobre os perigos da doença. Nesta sexta-feira, nos postos de saúde do município os usuários do Sistema Público receberam informações, camisinhas e panfletos educativos. “A Aids não é doença de usuários de drogas, homossexuais, ou profissionais do sexo. A Aids é um problema de todos nós”, diz a coordenadora do programa municipal DST Aids, Christiane Nunes.

402 pessoas são atendidas pelo programa em Laguna. Desse total, 168, tem o vírus HIV, 89 mulheres e 79 homens. Os pacientes que já desenvolveram a doença são 234, destes, 93 são mulheres e 141 homens.

 
Nos últimos anos, as atividades de prevenção estão sendo intensificadas com distribuição de folhetos educativos no centro da cidade, Capacitações para Profissionais da Saúde e Educação, Atividades intensificadas no período do Carnaval, Dia dos Namorados e Encontro de Motos e 1º de Dezembro.
 
Teste é importante

No programa DST Aids tem várias pessoas que estão aproximadamente 30 anos com o vírus, o trabalho iniciou no ano de 1990. “ Os antiretrovirais existentes hoje no mercado e distribuídos à população brasileira gratuitamente, são extremamente eficazes no controle da doença, já que não há cura. Tal fato justifica a qualidade de vida dos pacientes que se descobrem soropositivos e passam a fazer o tratamento adequadamente, evitando assim, a queda da imunidade e uma baixa carga viral”, explica Christiane Nunes.

O diagnóstico precoce é importante para que a pessoa tenha acesso aos exames laboratoriais específicos e medicações.

O teste anti-HIV em Laguna pode ser feito na unidade central (posto da carioca), das 7h às 8h, de segunda a sexta. Não precisa de autorização médica e nem estar em jejum. O sangue recolhido é encaminhado para o Laboratório Central do Estado, dentro de 30 dias sai o resultado.

O que é Aids ?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação

UNOPressPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...