Sombrio – Uma oportunidade imperdível de buscar qualificação, dar um novo rumo ou mesmo reforçar ainda mais a vida profissional. Assim é que está sendo avaliado pelos próprios inscritos o Programa ProJovem Trabalhador, que vai profissionalizar 300 jovens entre 18 e 29 anos em cinco diferentes áreas em Sombrio. A cerimônia de início das aulas foi realizada na noite de terça-feira, 4 de maio, no auditório da Escola Municipal Professora Alda Santos de Vargas, no Bairro Januária.
A importância da execução do Programa no município foi demonstrada pelo número de participantes já na cerimônia de início das atividades. Cursistas e familiares lotaram o auditório da instituição de ensino, a mesma onde vão ser ministrados os cursos nas áreas de Construção e Reparos (Revestimentos e Instalações – 50 alunos), Saúde (75), Serviços Pessoais (50), Vendedor Lojista (75) e Vestuário (50). Da mesa de autoridades fizeram parte o Prefeito de Sombrio, Professor Jusa, as Secretárias de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, Neliane Freitas da Silva, de Educação, Cultura e Esporte, Christhina Souza de Luca, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, Carlos Gilberto de Oliveira, a diretora da Associação de Desenvolvimento Educacional Futurão (ADEF), responsável pela execução do Programa em Sombrio, Nívea Simonetti, o ex-coordenador estadual do Sine/SC, Rodrigo Minotto, o vereador Paulo Custódio, o presidente nacional do PDT, Manoel Dias e a diretora da Escola Municipal Professora Alda Santos de Vargas, Terezinha Trajano. “Ver tantos ex-alunos voltando aos bancos escolares para cursos de qualificação nos dá a certeza de que continuar investindo na educação é o caminho certo para nossa cidade. O Programa ProJovem está sendo uma grande conquista para Sombrio e fico feliz em perceber que essa oportunidade profissional está sendo bem aproveitada por nossos jovens”, afirmou Professor Jusa durante a cerimônia.
Oportunidade para novos caminhos
O ProJovem Trabalhador, realizado numa parceria entre os governos federal e municipal, oportuniza qualificação profissional a jovens com idade entre 18 e 29 anos, que não tenham emprego formal. Além do preparo para atuação nos cursos oferecidos, o aluno ainda recebe uma bolsa-auxílio no valor de R$ 100,00 mensais, caso mantenha frequência acima de 75%, além de alimentação e transporte.
Enquanto para alguns é a chance de aperfeiçoar a sua mão-de-obra na área onde atua, para outros é uma chance de buscar novos caminhos profissionais, uma guinada para melhorar sua vida.
O casal Maicon Cristian e Daniela Santana, ambos de 28 anos, se inscreveram para o curso de Serviços Pessoais. Viram no ProJovem a oportunidade certa de aperfeiçoarem o conhecimento. “Já estamos inseridos nessa área e vimos que cuidar da beleza é uma nova tendência no Brasil”, afirmam.
Já Saionara dos Santos, aos 18 anos de idade, quer entrar com o pé direito no mercado de trabalho. Está inscrita para o curso de Vendedor Lojista. “Quero estar preparada para o meu primeiro emprego e vejo a área de vendedor lojista com bons olhos. O comércio é uma área de grandes oportunidades profissionais”, declarou a jovem.
“As próprias escolhas de cursos demonstram que existe entre os jovens a visão de mercado, o que lhes faltava era mesmo uma oportunidade de se qualificar e escolher o caminho ao qual seguir”, revelou Neliane Freitas. “Através de uma grande parceria entre representantes do executivo, legislativo, Sine e governo federal disponibilizamos os cursos. Agora depende apenas da vontade de cada um dos alunos.”
E está visão de mercado é demonstrada por Cesar Pontes, de 27 anos, inscrito no curso de Construção e Reparos. “Estão faltando profissionais nessa área e uma qualificação como essa é garantia de trabalho. A vinda do ProJovem foi uma oportunidade ótima para todos nós”, afirmou. A mesma opinião de Cesar é compartilhada por sua companheira Bianca Magnus, 22. Ela optou pelo curso em Saúde. “É um setor com mercado em expansão e que exige profissionais qualificados. Com esse passo inicial, vamos concluir o ProJovem e não parar mais, continuar estudando e aperfeiçoando nosso conhecimento profissionais”, disse.
Etapas
Serão utilizadas dez salas de aula. O primeiro dia de estudos foi realizado nesta quarta-feira, 5 de maio. Com horário a partir das 18h30min, as aulas acontecem às segundas, quartas e quintas-feiras, no período de seis meses.
Além do transporte, alimentação e a bolsa-auxílio, os alunos receberão ainda um kit com material didático (duas camisetas, apostilas, pasta, borracha, caderno e caneta). Ao final do curso, os alunos terão auxílio da instituição que executa o Programa para entrarem no mercado e trabalho. A formatura de todos os cursos disponibilizados está prevista para outubro de 2010.
Fonte: Assessoria de imprensa
