Joinville – Há menos de um ano da adesão de Joinville ao programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, no final de abril, Joinville aprovou com a Caixa Econômica Federal (CEF) projetos para a construção, já em andamento, de 1.915 unidades habitacionais. São 784 unidades em edificação no bairro Itinga, 144 no João Costa, 552 no Vila Nova, 208 no Jarivatuba, 120 no Anita Garibaldi e 11 no Jardim Iririú, além de 96 contratos individuais.
Os projetos para a construção de outras 1.413 unidades estão em fase de aprovação pelo executivo municipal e pela Caixa Econômica Federal. As unidades serão contempladas nos bairros Itaum, João Costa, Jardim Iririú, Aventureiro, Morro do Meio, Paranaguamirim e Cubatão.
Joinville vai ganhar mais de 3.300 unidades habitacionais, somando as unidades em construção e em fase de projeto. Com estes números, a Prefeitura chega perto de atingir a sua meta de 4 mil moradias até 2012, beneficiando famílias com renda até seis salários mínimos.
O andamento do programa no município foi apresentado na quarta-feira (24) durante reunião entre o prefeito Carlito Merss, o secretário de Habitação, Alsione Gomes, o diretor-executivo, José Chaves, o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Eduardo Dalbosco, e o gerente de Patrimônio da Secretaria de Administração, Adilson Girardi.
Durante a reunião, ficou definido que a Prefeitura vai identificar novas áreas para a construção de mais 600 moradias pelo Minha Casa, Minha Vida para beneficiar famílias com renda até três salários mínimos.
O déficit habitacional de Joinville é estimado em 7.037 moradias, segundo a Fundação João Pinheiro, com base nos dados de 2007 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
AI/Redação 24 Horas
