terça-feira, julho 15, 2025

Joinville tem projeto de oferecer bikes à população

Joinville – A exemplo das experiências bem sucedidas no Rio de Janeiro e São Paulo, Joinville poderá contar em breve com um sistema de transporte sustentável com oferta de bicicletas em vários pontos da cidade por estações de embarque e desembarque.

No Rio de Janeiro, a experiência batizada de Bike Rio foi inaugurada em 2011 e já conta com cerca de 70 mil usuários cadastrados e mais de 600 mil viagens já realizadas, uma média superior a quatro mil por dia. O plano prevê a oferta de 600 bicicletas distribuídas por 60 estações.
Em São Paulo o projeto é mais ousado. Estão previstas 300 estações com 3 mil bicicletas.

Joinville, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável (Ippuj), quer implantar um serviço semelhante e teve a oportunidade de conhecer o sistema de perto com a experiência trazida pelo Festival de Dança (18 a 28 de julho).

A empresa Samba, do grupo Serttel, em parceria com o Banco Itaú, implantou em caráter experimental durante o Festival de Dança duas estações, uma no Centreventos Cau Hansen e outra na praça Nereu Ramos, com oferta de dez bicicletas em cada ponto. “Tem sido um sucesso”, garantiu o diretor da Samba, Peter Cabral.

Segundo ele, em poucos dias já havia um cadastro de 350 usuários e média de 80 viagens por dia. “Só no domingo após a abertura do festival 130 pessoas retiraram bicicletas e andaram pela cidade”, disse Cabral.

O presidente do Ippuj, Vladimir Constante, e do Instituto de Transporte e Trânsito, Ivo Vanderlinde, reuniram-se com diretores da empresa e do Festival de Dança para ouvir detalhes da experiência e obter mais informações sobre o sistema. “Queremos implantar esse sistema de empréstimo de cicletas para Joinville. Pedimos à Samba que nos passasse um memorial descritivo do sistema com todas as características, informações estatísticas e propusemos que retornem a Joinville na Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, quando, no dia 22, realizaremos a 12ª edição do Dia sem Carro”, disse Vladimir Constante.

O presidente do Ippuj enfatizou que Joinville tem uma forte vocação para o uso de bicicletas por sua topografia plana e uma rede de ciclovias com mais de 100 quilômetros e um plano cicloviário que deve oferecer 300 quilômetros nos próximos anos. “Hoje, nossa pesquisa de origem e destino da população mostra que 12% dos deslocamentos são feitos por bicicleta e queremos ampliar esse percentual para 20%. Para isso, nosso plano prevê a implantação dessas ciclovias integradas às estações do transporte coletivo”.

O sistema usa a telefonia móvel (celular) para a aproximação do usuário à bicicleta. As bicicletas ficam à disposição dos usuários todos os dias da semana, de 6 às 22 horas. Para usar o sistema compartilhado é preciso preencher um cadastro pela internet. A bicicleta pode ser usada por períodos pré-estabelecidos (30 minutos ou uma hora) sem custo quantas vezes por dia o usuário desejar.

Todos os detalhes do sistema da Samba servirão de subsídio para a Prefeitura de Joinville, por meio do Ippuj, montar o projeto para contratação do serviço. A intenção é lançar o edital ainda este ano.

UNOPress

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...