quinta-feira, fevereiro 19, 2026

Joinville se adapta à nova Lei de Estágio

Joinville – A Prefeitura de Joinville já se adaptou à nova Lei do Estágio e está preparando um novo processo seletivo para contratação de estagiários para 89 vagas em toda a administração municipal, incluindo o Hospital Municipal São José. Em maio, o prefeito Carlito Merss assinou o decreto 15.530, de 27 de abril de 2009, adaptando o município à nova lei e determinando que a contratação seja feita por processo seletivo, e não mais por indicação.

Ofertas Amazon

A adaptação do município à lei foi destacada pelo prefeito Carlito Merss durante a abertura do seminário "1º Ano da Nova Lei de Estágio", realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-SC) na tarde desta terça-feira (3), no auditório da Associação Empresarial de Joinville (Acij).

Carlito explicou que a adaptação à lei aconteceu de forma gradativa. A Prefeitura tem atualmente 146 estagiários de nível superior atuando em todas as secretarias, fundações e autarquias. Em setembro, aconteceu o primeiro processo seletivo para o preenchimento de 22 vagas nas áreas de Engenharia Civil, Elétrica e Arquitetura e Urbanismo. A abertura das inscrições para o próximo processo seletivo está prevista para o dia 16 de novembro, e a prova deve acontecer no dia 24 de janeiro.

O prefeito de Joinville ressaltou que participou dos debates, enquanto parlamentar, sobre as alterações da Lei do Estágio. “O texto da lei ficou bom, acredito que ela tem tudo para dar certo, que realmente qualifique e permita que o aluno seja bem aproveitado no mercado”, destacou.




Na sequência, o sociólogo, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJR) e deputado federal Paulo Delgado fez suas considerações sobre a Lei de Estágio e o seu primeiro ano de atuação. Ressaltou que a lei é um avanço, mas peca ao estabelecer prazos máximos – até dois anos – para permanência do estagiário na mesma instituição. "Inúmeros diretores de empresas e escritórios no Brasil e no mundo começaram como estagiários nessas empresas", disse.

Delgado ressaltou que o estágio é um sucesso consagrado. Para jovens portadores de deficiência, é a principal porta de entrada para o mercado de trabalho, e para os estudantes pobres, é a principal motivação para permanecerem na escola. "Passagem supervisionada do estudo ao trabalho, o estágio ajuda o jovem a crescer, sem precisar dar seus pulos por aí", destacou.

Fonte: Assessoria de imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Atendimentos gratuitos na Faculdade Anhanguera Jaraguá do Sul e Joinville

A Faculdade Anhanguera oferece atendimentos gratuitos ou com preços...

Aniversário de Blumenau 175 Anos

A cidade de Blumenau deu início às comemorações de...

Bailarinas de Porto Belo participam de pré-audição para integrar a Escola Bolshoi

Duas jovens talentos de Porto Belo participaram no dia...

Emprega Mais impulsiona empregos e qualificação em Porto Belo

Porto Belo promove 5a. edição do Emprega Mais para...