Joinville – Um espetáculo com música, história, arte e lazer marcou a festiva abertura da 71ª Festa das Flores na noite desta terça-feira (17), com a presença do vice-presidente José Alencar, representando oficialmente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, patrono da 71ª Festa das Flores.
A cerimônia de abertura da festa começou às 19h40. Alencar chegou sob aplausos, acompanhado do prefeito de Joinville, Carlito Merss, e outras autoridades. Brincou com o público, que não se intimidou com uma chuva fina que caiu em alguns momentos. "É uma honra participar desta festa pela primeira vez. Uma festa que cresceu e ganhou o calendário nacional e internacional de eventos. Em Joinville, realmente, tudo são flores".
Representando o presidente, Alencar recebeu das mãos do presidente da Ajao (Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas), Wilson Quandt, a placa de Patrono da 71ª Festa das Flores. Carlito também prestou uma homenagem especial a Alencar ao entregar uma escultura do artista joinvilense Marcos Avancini.
Em seu discurso, o prefeito Carlito Merss lembrou que desde 1936, quando foi organizada a 1ª Exposição de Flores e Artes Domiciliares, a cidade se enfeita mais em novembro. "Com o passar do tempo, inovações foram sendo incorporadas. Esta edição da festa continua inovando, com apoteose de orquestras, exposição sobre os 180 Anos de Imigração Alemã no Brasil, gastronomia típica e choperias artesanais. Estamos trabalhando para que a Festa das Flores seja a maior festa da cidade", destacou.
O governador Luiz Henrique da Silveira fez a sua conhecida saudação "viva Joinville!" e destacou que já participou de 19 aberturas da Festa das Flores, 12 como prefeito de Joinville e outras sete como governador do Estado.
A presidente da Promotur (Fundação de Promoção e Planejamento Turístico de Joinville), Maria Ivonete P. da Silva, explicou que, no início da atual administração, definiu com sua equipe a opção por investir no potencial turístico da Festa das Flores. Destacou que Joinville é cidade de povo trabalhador. "Mas não se é feliz só trabalhando. A gente precisa de cultura, educação e lazer, e Joinville merece ser feliz", destacou.
Representando a Ajao, Heinz Kricheldorf falou dos desafios da festa durante todos esses anos. "Em 2005, com o fim do ingresso pago, dobramos o número de visitantes. Em 2007, ganhamos o Oscar Suíço do Turismo, e em 2009 temos um novo desafio, o de transformar a festa no maior evento turístico de Joinville", destacou.
A abertura da Festa das Flores contou ainda com a presença do presidente da Assembléia Legislativa, Jorginho Mello, do presidente da Câmara de Vereadores, Sandro Silva, da senadora Ideli Salvatti, lideranças políticas e empresariais e trade turístico.
Apoteose de orquestras
Depois dos discursos, foi a vez do público assistir ao espetáculo "Apoteose de Orquestras", que começou às 20h40 e seguiu até as 22 horas com a apresentação da Orquestra de Câmara de Blumenau, Filarmônica de Jaraguá do Sul, Sinfônica de Santa Catarina, Cameratta de Florianópolis e Orquestra Sinfônica de Florianópolis.
Cada orquestra executou uma composição. Na sequência as cinco executaram o arranjo "Ode aos Imigrantes", composto pelo barítono e arranjador catarinense Giovane Cascaes Pacheco em homenagem aos 180 Anos da Imigração Alemã em Joinville. No final, 210 músicos das cinco orquestras executaram uma mesma obra, ao mesmo tempo, num só compasso, formando a maior orquestra do mundo. Depois do espetáculo a exposição de flores foi aberta ao público.
Fonte: Assessoria de imprensa
