domingo, julho 6, 2025

Joinville adere ao programa federal Projovem Trabalhador

Joinville – O ministro do Trabalho Carlos Lupi e o prefeito de Joinville Carlito Merss assinaram o termo de adesão ao Projovem Trabalhador nesta segunda-feira (1), na nova sede do SINE do município, na rua Ministro Calógeras, 626. "O programa vai atender em Joinville mil jovens e pelo menos ao final do curso, em seis meses, 300 deles têm que estar empregados. O grande mote é conseguir emprego para 30% deles. São jovens de 18 a 29 anos, desempregados e com famílias que ganham até no máximo um salário mínimo", disse o ministro antes de assinar o termo.

O ProJovem Trabalhador prepara o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Ele unificou os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. Anteriormente, que atendiam aos jovens de 16 a 24 anos.

Os participantes receberão um auxílio mensal de R$ 100,00, durante seis meses, mediante comprovação de frequência. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula.

"Essa é uma prova concreta histórica de como é possível crescer com distribuição de renda. Esse programa fecha uma lacuna que nós temos na cidade. Temos boas escolas técnicas públicas e privadas, mas é mais do que necessário a gente participar desse programa para garantir educação e
oportunidade. É um orgulho Joinville fazer essa assinatura", disse Carlito. Esses jovens também devem estar cursando ou tenham concluído o ensino fundamental, ou estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, e não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior.

Para garantir um maior campo de atuação, visando aumentar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho, os cursos de qualificação vão abranger as esferas da indústria, comércio e prestação de serviços. Durante a execução das ações de qualificação social e profissional, serão abordados temas transversais como empreendedorismo e economia solidária, equidade de gênero, gestão pública, terceiro setor, português, matemática, língua portuguesa, matemática e língua estrangeira.

Segundo estudos preliminares de agosto de 2007 realizados pelo DIEESE, na década atual, a taxa de desemprego aberto da população adulta diminuiu levemente (6,1%, em 2005), mas o desemprego dos jovens aumentou (19,1%, em 2005), impedindo uma queda da taxa geral de desemprego.

AI/Redação 24 Horas

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...