Florianópolis – A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), com apoio da Secretaria de Estado do Planejamento e Epagri, promove nesta terça-feira (18) o 1º Seminário para Troca de Experiências e Tecnologias em Gestão de Desastres, logo após reunião interna do Grupo Técnico Científico de Prevenção a Desastres Naturais em Santa Catarina (GTC).
Os dois eventos acontecem no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural em Santa Catarina (Epagri), situado na Rodovia Admar Gonzaga, 1347. Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
Membros da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) estarão presentes no Seminário para Troca de Experiências e Tecnologias em Gestão de Desastres, com solenidade de abertura marcada para às 13h30min. Serão abordadas as semelhanças e diferenças entre as enchentes da Bacia do Itajaí e de rios do Japão.
Também estão programadas palestras sobre deslizamentos, o Plano da Bacia do Rio Itajaí que vem servindo de subsídio para o estudo da JICA e o Sistema Estadual de Defesa Civil.
Já pela manhã, a partir das 9 horas, os trabalhos serão abertos pelos presidentes da Fapesc e da Epagri, Diomário Queiroz e Luiz Ademir
Hessmann, respectivamente. O primeiro item da pauta é um resumo das atividades do Grupo Técnico Científico de Prevenção a Desastres Naturais em Santa Catarina nos últimos meses, começando pelo lançamento da Chamada Pública que aprovou 17 projetos voltados a mitigar as conseqüências de enchentes e outras catástrofes naturais. O Governo do Estado já investiu R$ 1 milhão, via Fapesc – a qual vai liberar nova parcela no mesmo valor para a conclusão das pesquisas.
O presidente da Fundação detém a coordenação geral do Grupo Técnico Científico de Prevenção a Desastres Naturais em Santa Catarina, que será ampliado por conta da adesão de novas instituições durante a reunião de terça. “Estaremos assinando um protocolo de intenções para expandir a participação de organismos não ligados ao governo de Santa Catarina no GTC”, explica Zenório Piana, diretor de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente da Fapesc e um dos coordenadores técnicos do GTC (o outro é Hugo J. Braga, da Epagri).
O encontro prosseguirá com o debate sobre as ações previstas para os próximos meses, com destaque para o estudo a ser conduzido pela JICA até o final de 2011.
AI/Redação 24 Horas
