Jaraguá do Sul – Os municípios que integram a Regional de Jaraguá do Sul (Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder) devem passar a contar com um escritório da FATMA (Fundação do Meio Ambiente). O assunto foi o tema principal do encontro mensal do CDR (Conselho de Desenvolvimento Regional), que esteve reunido na tarde desta quarta- feira (28), no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.
A ideia foi defendida inicialmente pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Lio Tironi, que justificou a implantação do órgão devido à demanda de empresas e órgãos públicos da região em procedimentos como licenças ambientais para construções, ampliações e implantações de loteamentos. Hoje, toda a demanda de serviços da Regional de Jaraguá do Sul é atendida pelo escritório regional da Fatma em Joinville, que abrange 13 municípios, o que gera lentidão nos trâmites.
Os prefeitos presentes, membros do CDR, apoiaram a iniciativa. “É uma reivindicação antiga da nossa cidade. Isso agilizará os processos e as implantações dos loteamentos, que precisam das licenças”, argumentou o prefeito de Corupá, Luiz Carlos Tamanini. “Temos hoje, 17 loteamentos irregulares em Schroeder. A burocracia é grande e a demora para conseguir
as licenças acaba gerando problemas. Parabenizo o secretário Lio Tironi pela iniciativa. Isso com certeza, ajudará nós prefeitos, a trabalhar na legalidade”, declarou o prefeito de Schroeder, Felipe Voigt.
A reunião contou com a presença da diretora administrativa financeira da FATMA, Sandra Giesel, que diante da manifestação de interesse dos presentes se comprometeu a buscar no órgão central, em Florinópolis, apoio para a implantação da FATMA na Regional de Jaraguá do Sul. Já o secretário regional, Lio Tironi, colocou uma sala da sede da SDRà disposição para a
instalação do órgão.
Além da discussão da necessidade de implantação do escritório da FATMA em Jaraguá do Sul, a reunião também serviu para a aprovação de projetos, como o enquadramento de empresas no programa Pró-emprego, de incentivo fiscal, do governo do Estado.
O Que é a FATMA
A FATMA é o órgão ambiental da esfera estadual do Governo de Santa Catarina. Atua com uma sede administrativa, localizada em Florianópolis, e quatorze coordenadorias regionais,e um Posto Avançado de controle Ambiental (PACAM), no Estado. Criada em 1975, a Fatma tem como missão maior garantir a preservação dos recursos naturais do Estado.
AI/Redação 24 Horas
