Itapema vai reduzir fila de espera para exames de saúde em mais de 50%

Itapema – Uma iniciativa da Prefeitura de Itapema, através da Secretaria de Saúde, deve reduzir as filas de espera para exames clínicos na cidade em mais de 50%. A ação, inédita em Santa Catarina, Itapema realizará mais de dois mil exames de diversas especialidades na Carreta da Saúde, em parceria com o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde). O caminhão ficará estacionado na Praça da Paz, no Centro, entre os dias 6 e 22 de outubro. O horário de atendimento será das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Dez médicos especialistas, vindos do estado de São Paulo, estarão atendendo a população em especialidades que têm filas de espera de até dois anos. Será prestado atendimento nas áreas de ultrassonografia geral, audiometria, colonoscopia, ecocardiograma, ecodopler, endoscopia digestiva alta, PAAF, teste ergométrico, urodinâmico, Videoendoscopia nasosinusal, videolaringoscopia, nasolaringoscopia, fibrolaringoscopia, oftalmologia geral e especializada, mastologia, proctologia e reumatologia.

De acordo com o Secretário de Saúde, Roberto Carlos Ruiz, a expectativa é que sejam realizados mais de dois mil exames, agilizando os atendimentos de média complexidade que não existente no município. “O atendimento destas especialidades é pactuada com o Governo do Estado, que não consegue atender a demanda de forma adequada, já que há muita procura e pouca estrutura. Há pacientes nas filas há quase dois anos, e precisávamos resolver esta situação. É isso que estamos fazendo com este mutirão”, diz Roberto. Já para o idealizador do Projeto Cies, o médico Roberto Kikawa, “estamos atravessando fronteiras e avançando pelo Brasil, levando um atendimento médico de excelência, com profissionais gabaritados e tecnologia de ponta, para outros estados”.

No total, o investimento do município deve passar dos R$ 200 mil, já que cada procedimento será pago em separado, com base em uma tabela pré-definida. Alguns exames com maiores filas serão prioridade, como os testes ergométricos (355 pessoas na fila), ultrassonografia de articulações (249 pessoas) e endoscopias (282 pessoas). “Além dos exames, será oportunizado aos médicos do PSF (Programa de Saúde da Família) ou especialistas, integração com os médicos especialistas que deverão realizar as ações, aproveitando o momento para educação continuada e qualificação profissional dos médicos de Itapema”, diz Roberto.

Sobre Carreta da Saúde

O caminhão ‘jamanta’ conta com duas salas de extensão nas laterais, a unidade de 15 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, chega a 100 m² no total, faz parte do projeto Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES) e tem como objetivo disponibilizar a população carente, exames médicos de baixa e média complexidade, reprimindo a demanda do SUS.

Sobre o Projeto CIES

A Associação Beneficente Ebenézer desenvolveu um projeto inovador de modelo autossustentável de saúde integrada à educação, destinado à população com participação de todos os setores da sociedade: governo, empresários e a própria comunidade atendida (parceria público-privada), denominado Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde).  Para isto, um dos fundadores desta Associação, o médico Roberto Kikawa idealizou um centro médico móvel avançado e tecnológico adaptado a uma carreta, cuja construção só foi possível com apoio da iniciativa privada composta por um grupo de profissionais liberais (engenheiros, advogado, contadores, médicos) e pequenos empresários aliados a Olympus, Philips, Engemet e APR Seguros.

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *