Itajaí – O dia é de comemoração para Itajaí. A cidade conquistou o 3º lugar no 6º ParaJASC – Jogos Paradesportivos de Santa Catarina, que terminou nesta quarta-feira (30). A cerimônia de encerramento foi por volta das 13h, no Centreventos, e reuniu paratletas de diversas delegações que aguardavam ansiosos pelo resultado da competição.
O troféu de campeão do 6º Parajasc foi para Chapecó, que marcou 139 pontos garantindo o hexacampeonato. Joinville ficou em 2º lugar com 119 pontos e Itajaí em 3º lugar, com 93 pontos.
Desde o fim dos jogos de ontem Itajaí posicionou-se na 3º colocação. Para ficar entre os três primeiros colocados, a cidade precisava vencer na Bocha DF Cadeirante masculino e na Bocha Paraolímpica BC2/ BC3 e BC4. A cidade só ficou em 2º lugar na BC3 vencendo nos demais segmentos e garantindo o 3º lugar geral.
Este foi o melhor resultado de Itajaí em todas as participações da cidade no Parajasc. Em 2009 por exemplo, a cidade ficou em 5º lugar. Para o Superintendente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer, Álvaro Provesi, isso demonstra o resultado do trabalho que a cidade está realizando no paradesporto. “No ano em que Itajaí sediou o Parajasc, ter conseguido conquistar o 3º lugar na competição é uma alegria muito grande para todos nós, principalmente para os nossos paratletas que romperam todos os limites e barreiras dando o melhor de si no 6º Parajasc”.
Entre os atletas de todas as sessenta delegações, o sentimento é de vitória. O atleta “Velho”, do segmento D.F Cadeirante da cidade de Joinville, gostou muito da atuação de Itajaí no ParaJASC. “A estrutura, as acomodações e os jogos estavam excelentes” elogia. Velho garante, ainda, que o resultado geral de Itajaí foi muito expressivo e que isto é muito bom, já que promove o crescimento do paradesporto. “Com mais atletas participantes o nível fica mais elevado e o paradesporto ganha mais oportunidades se tornando mais conhecido”, garante.
No total 1.686 atletas de sessenta cidades catarinenses participaram do 6º Parajasc que aconteceu de 24 a 30 de junho em Itajaí. Foram dias de muita superação onde os atletas demonstraram garra e perseverança, numa verdadeira lição de vida para todos.
AI/Redação24Horas