São Bento do Sul – Cerca de 280 jovens já tiveram a primeira aula dos cursos disponibilizados através do programa Projovem Trabalhador. O projeto é de iniciativa do Governo Federal e é executado em São Bento do Sul pela Prefeitura. O objetivo é garantir ao jovem o direito de aprender uma profissão e estar apto para conquistar uma vaga no mercado de trabalho.
Na última semana de julho tiveram início os cursos de eletricista industrial/predial urbano, mecânica geral, manutenção mecânica e duas turmas de costura industrial, todos lecionados pelo Senai. E nesta segunda-feira (02), mais três cursos tiveram a aula inaugural, trata-se das turmas de rotinas administrativas e duas turmas de caixa, crédito e cobrança, esses estão sendo elaborados pelo Senac.
Ainda esta semana terão início as aulas nos cursos de vendas, que serão duas turmas com aulas no Cedup e mais uma turma de costura industrial, treinamento repassado pela empresa Costura Perfeita. Conforme Silvane Andres, coordenadora geral do projeto, a pedido dos empresários serão formadas quatro turmas de costura industrial. “Somente uma empresa que estuda a possibilidade de se instalar no município, pretende contratar 150 costureiras, isso fora as outras que já entraram em contato”, analisa Silvane.
Já nas próximas semanas iniciam os cursos de informática, panificação, beleza e estética e outra de costura industrial. Cada turma conta com 35 alunos. Os treinamentos terão duração de seis meses e estão sendo direcionados para jovens que buscam uma colocação no mercado de trabalho. Ainda estão disponíveis algumas vagas para costureira industrial, e aqueles que tiverem interesse devem se dirigir até o prédio da antiga Câmara de Vereadores, no centro.
Segundo a coordenadora, no caso de desistência o aluno deixa a vaga em aberto e para isso foi criado um cadastro reserva. Portanto para aqueles que tiverem interesse, em qualquer área, podem preencher a ficha e fazer parte deste cadastro. “Nossa intenção é formar todas as turmas com 35 alunos”, afirma Silvane. Para se inscrever o jovem deve ter idade entre 18 e 29 anos. O curso tem a duração de seis meses e os alunos recebem bolsa-auxílio de R$ 100,00 mensais e todo material didático é gratuito.
AI/Redação 24 horas