Videira – As fortes chuvas registradas em Videira, nos últimos dias, tem causado uma série de estragos na infraestrutura do município. Os danos são registradas com frequência em ruas, calçadas, tubulações e estradas do interior. O prefeito Wilmar Carelli lamenta a incidência constante dos danos e ressalta que a determinação dada às secretarias de Infraestrutura e Agricultura e ao Departamento de Serviços Urbanos (DSU), é que os reparos sejam feitos imediatamente, para que a população não seja prejudicada. “É fato que as fortes chuvas danificam o asfalto, destroem tubulações e levam embora todo o trabalho que já fizemos nas estradas do interior. Lamentamos, porque esses reparos demandam tempo e investimentos, no entanto, estamos nos empenhando para manter a estrutura em condições para a população”, diz o prefeito.
O secretário de Infraestrutura – Volnei Granetto explica que para sanar os problemas, várias frentes de trabalho estão atuando em pontos da cidade e do interior. Em vários trechos máquinas e servidores estão desobstruindo bueiros e tubulações, substituindo tubos danificados, além de fazer a retirada de barreiras, desfazer atoleiros e consertar pontes e pontilhões atingidos pela violência das águas.
Para prevenir futuros problemas, nas obras que estão sendo realizadas pela Operação Tapete Preto, a Prefeitura tem feito a restauração completa e a ampliação da tubulação, considerados fatores primordiais para garantir a qualidade e a durabilidade dos trabalhos. Além disso, os projetos também prevêem a instalação de novas caixas coletoras de água ao longo das ruas. “A água é uma das principais inimigas do asfalto, pois quando não há drenagem adequada, acaba destruindo a estrutura, por isso, em todas as obras que estamos realizando, estamos primando pela qualidade, pois só assim os serviços terão a duração, que de fato, precisam ter”, destaca o prefeito.
Defesa Civil faz levantamento
Números preliminares apontam que cerca de 300 pessoas ficaram desalojadas em Videira, desde a última quarta-feira (21), quando o período de chuvas intensas iniciou. A maioria dessas pessoas foi encaminhada à casa de amigos ou parentes, enquanto 4 famílias ficaram em abrigos públicos, mantidos pela Prefeitura, onde receberam colocação e alimentação.
Para oficializar esses números, a Defesa Civil e o Departamento de Serviço Social estão realizando um levantamento completo das famílias atingidas. A medida vai servir de base para a busca de auxílio junto aos órgãos estaduais. Outra iniciativa solicitada pelo prefeito Wilmar Carelli foi a realização de uma campanha para receber doação de roupas, colchões, móveis e outros artigos que possam auxiliar os atingidos. Interessados em fazer essas doações podem procurar o Departamento de Serviço Social que funciona em cima da Rodoviária ou ligar no telefone 3566-2191. “Nos momentos mais críticos vimos que podemos contar com a solidariedade dos videirenses. Exemplo disso foi quando solicitamos a presença de caminhões para ajudar a remover as famílias das áreas de risco e prontamente dezenas de voluntários apareceram. Agora, mais uma vez pedimos ajuda às famílias que perderam suas coisas”, aponta o coordenador da Defesa Civil – Gilmar Rissardi.
Silvia Angélica Palma
AI/Redação 24 Horas