São Lourenço do Oeste – Objetivando a inclusão digital da terceira idade, a Secretaria Municipal de Educação iniciou na semana passada, um curso de informática para idosos, oportunizando o acesso dos participantes ao mundo do computador.
O curso é direcionado aos idosos que nunca tiveram contato com a informática, oferecendo as noções básicas para manusear o computador que é uma ferramenta indispensável para qualquer idade.
A experiência está sendo muito interessante, pois é direcionada para um público com peculiaridades muito próprias demonstrando aos idosos, que a idade não é empecilho quando se tem vontade de aprender.
O curso está sendo ministrado pelo instrutor Leonardo Spricigo, Acadêmico de Ciências da Computação e bolsista da Unochapecó e se estenderá até o final deste ano.
Segundo Leonardo, a principal dificuldade que os idosos apresentam é com relação a coordenação motora no manuseio do mouse, do teclado e, principalmente por serem softwars em inglês, dificultando a leitura e o entendimento.
Para o Senhor Genésio Augusto Cadore de 71 anos de idade, o curso apesar de ser um pouco difícil, está abrindo sua mente para novos conhecimentos e uma nova maneira de ver o mundo. “Essa é a primeira vez que tive contato com o computador, não sabia nem ligar a máquina e agora com as primeiras instruções, estou fascinado” reforçou Sr. Genésio.
O curso está sendo ministrado no tele centro que funciona anexo a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont e conforme explicações da Secretária Municipal de Educação Loreci Smaniotto de Oliveira, essa é a turma piloto com 15 participantes, mas o programa de inclusão digital prevê para o ano de 2010 o aumento de turmas de idosos e também de jovens e adultos com dificuldades para freqüentarem cursos normais. Além da cidade o programa será estendido também para as comunidades de Santana da Bela Vista e Santa Inês.
Fonte : Assessoria
