Nova Trento – Outubro de 1988: mês e ano em que iniciava a Incanto Trentino, a festa das tradições, dos usos e costumes do povo neotrentino. Idealizada pelo Circolo Trentino de Nova Trento, ela contava com o apoio da Prefeitura Municipal, sendo realizada junto ao Salão Paroquial São Virgílio, na praça central da cidade. Mantendo as mesmas características da primeira festa, a administração municipal (Gestão 2009-2012) resgata os valores das primeiras Incantos Trentinos, com culinária típica italiana, shows musicais, apresentações de danças trentinas e outros atrativos.
O primeiro presidente do Circolo Trentino de Nova Trento e um dos idealizadores da Incanto Trentino, Moisés Cipriani, destaca que o nome “Incanto Trentino” foi inspirado em uma canção composta pelo ítalo-brasileiro, Ugo Gorgazzini, que homenageou as belezas do Trentino Alto Ádige, região de onde saíram os primeiros imigrantes, em 1875. “Em reunião com todos os segmentos da sociedade, discutimos diversas denominações para a nossa festa. O nome 'Incanto Trentino' era o título da canção e foi escolhido pela beleza que a letra trazia”, registra Cipriani. Durante muitos anos, um coral infantil de Nova Trento entoava a canção, que possuía uma estrofe até hoje relembrada: “Fiori, montagne e vino: l'incanto son del Trentin” (Flores, montanhas e vinho: são os encantos do Trentino).
Atualmente, a Associação Neotrentina do Turismo (Neotur) é co-organizadora do evento, em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Trento, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. Nesses 22 anos desde a primeira festa, apenas em quatro anos a Incanto Trentino foi interrompida. A 18ª edição, que ocorre nos dias 6, 7 e 8 de agosto, destaca-se pela volta às origens, com programação focada nas danças e canções típicas trentino-italianas, shows em língua italiana, gastronomia, além da grande receptividade do povo neotrentino.
AI/Redação 24 horas