Criciúma – Implantação do núcleo de prevenção das violências e sensibilização sobre os maus tratos em Criciúma. Estes são os dois pontos discutidos durante seminário que ocorrerá amanhã (26), no teatro Elias Angeloni, a partir das 8h30min.
A coordenadora do Saúde Mental, Ana Losso, falou que, em 2004, o ministério da Saúde lançou a portaria 936 criando a rede nacional de prevenção das violências e promoção da saúde. Essa portaria faz parte da polícia nacional de combate à violência. Nesse sentido, uma das ações propostas foi a criação de um núcleo de prevenção nos municípios.
Ana fala que a cidade de Criciúma fez um projeto em 2007 que foi aprovado pelo ministério da Saúde em 2008 e que, neste ano, se efetivará. “Através deste seminário da secretaria do Sistema da Saúde e Social, além de entidades não governamentais vamos procurar sensibilizar a comunidade e os profissionais da saúde para aderir a essa proposta”, acrescenta.
Conforme ela crianças e idosos são os que mais sofrem violência. “O núcleo servirá para propor ações políticas municipais para prevenir e combater a exploração”, comenta. Ela acrescenta que, hoje, o atendimento às vítimas ocorre no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e um grupo será formado. “Com a formação do núcleo, vamos poder identificar, notificar e investigar os casos, além de ter o perfil de quem é o agressor e as vítimas e, ainda, propor políticas de prevenção e combate”, finaliza. Toda a sociedade poderá participar deste evento.
Programação:
8h30min – abertura
9h – apresentação do Núcleo de Prevenção das Violências de Criciúma
9h30min – Violência contra a criança e adolescente (Sarita Cardoso/médica ginecologista)
12h – almoço
13h30min – Violência contra a mulher (Arlene Pagani – Educadora – Sec. Estado da Saúde)
15h – Violência contra o idoso (Antônio Marcio Campos Neves / Delegado Titular da Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso)
16h30min – encerramento
Fonte:Diretoria Executiva de Comunicação