Imbituba – Mais uma oportunidade de qualificação profissional iniciou ontem em Imbituba. Trata-se do Planseq Portuário que corresponde a um programa de curso gratuito de capacitação para maiores de 16 anos com o objetivo de melhorar a mão-de-obra num determinado segmento, neste caso, para atuação na área portuária.
A aula inaugural ocorreu no espaço do CEGES e contou com a presença da Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Leda Suzana Pamato de Souza, do Presidente do CAPPI, Gilberto Barreto, do representante do Presidente do Instituto de Desenvolvimento e Inovação de Gestão Pública, Melendrino, do Coordenador do INDESI, Zancanaro Angioletti, do Chefe de Gabinete do reitor da UNIBAVE, Antônio João Tavares e da Presidente da ACIM-Mulher, Zila de Souza Gil.
A possibilidade da instalação do curso promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o INDESI, se deu pela parceria com o Governo Municipal através da Secretaria de Educação, Porto de Imbituba, UNIBAVE, Sindicato dos Portuários e Associação Empresarial de Imbituba. “Não é todo prefeito e secretária que defende com tanta garra a melhoria do ensino em sua cidade, que realmente preza e quer que os cidadãos estejam melhor preparados para o mercado de trabalho, o Beto e a Leda estão de parabéns”, ressaltou Antônio Tavares.
Para Imbituba foram conferidas 400 vagas, que segundo a Secretária Leda, foram preenchidas rapidamente pelos interessados. “Mesmo os que não puderam ir pessoalmente pediam para os pais levar os documentos”, destaca.
O Presidente do Cappi e no ato representante do Administrador do Porto de Imbituba, Gilberto Barreto, motivou os alunos a levarem a sério o curso, ainda que muitos trabalhem o dia todo e cheguem cansados. " A recompensa do aprendizado é superior ao esforço que cada um terá. O curso vai abrir a cabeça de vocês para muitas oportunidades, o Porto de Imbituba hoje é uma indústria moderna que precisa de gente competente e que acompanhe a evolução do mercado, e vocês poderão ser estas pessoas”, discursou.
O curso tem duração de 3 meses e irá abordar disciplinas como legislação trabalhista, atividade portuária 1 e 2, inglês portuário, inclusão digital, segurança do trabalho e formação humana. As aulas serão ministradas nas escolas municipais dos bairros de Guaiúba, Campo da Aviação, Vila Santo Antônio, Paes Leme e Vila Alvorada.
AI/Redação 24 Horas
