Ibiam – Com objetivo de minimizar o grave problema da Rodovia SC 455, que corta o município de Ibiam, e está em péssimas condições de uso devido aos buracos nas faixas de rolamento e o mato que está invadindo as pistas, a Administração Municipal de Ibiam mobilizou esforços para ajudar o Governo do Estado a reduzir os riscos de acidentes, com realização de operação tapa buracos em parte do trecho no limite territorial de Ibiam.
O Município disponibilizou transporte de aproximadamente trinta toneladas de emulsão asfaltico da usina da cidade de Irani (Oeste de SC) até Ibiam e forneceu a mão-de-obra com seus servidores municipais e máquinas para a efetiva recuperação da Rodovia. Já o Estado, através do DEINFRA possibilitou a aquisição do material usado nos concertos dos buracos no asfalto.
De acordo com o prefeito Nelson Mario Grassi (Pila), o Município tomou a atitude de realizar os trabalhos na Rodovia, mesmo não sendo sua competência, por entender que o péssimo estado de conservação representa perigo muito grande aos usuários, especialmente à população de Ibiam que trafega diariamente pela via.
O Prefeito admite que o tapa buraco não solucione o grave problema da SC 455, mas ameniza os riscos de acidentes e diminui as probabilidades de motoristas e passageiros serem vitimas de uma estrada, considerada hoje uma das piores de Santa Catarina.
A preocupação do prefeito Pila é compartilhada pelos usuários, especialmente dos transportadores que temem pela insegurança das pessoas que trafegam pela SC 455, entre os municípios de Campos Novos, Ibiam e Tangará, até o entroncamento com a SC 303, vias de grande circulação de caminhões, e para a maior parte da população, única estrada de locomoção e de escoamento da produção.
Para o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviário de Cargas da Região de Videira – SINTRAVIR, Benjamim Ghiggi, a preocupação aumenta a cada dia, pois, ele diz que a entidade sindical que representa os transportadores da região, há muito tempo vem pedindo aos órgãos públicos, especialmente ao DEINFRA (Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina) – regional de Joaçaba, responsável pela manutenção destas Rodovias, para que façam os reparos necessários, para diminuir a insegurança dos trechos e para que o transportador não seja penalizado a absorver, alem dos impostos, já pagos pela categoria, os prejuízos causados pelo precário estado de conservação da Rodovia.
AI/Redação 24 Horas