Videira – A partir de segunda-feira (2), os cerca de 12 mil domicílios de Videira receberão a visita de um recenseador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O início oficial do Censo 2010, no município, aconteceu agora de manhã, no gabinete do prefeito Wilmar Carelli, que foi o primeiro videirense a ser entrevistado. “Temos grandes expectativas com relação ao Censo 2010, porque esse levantamento vai apontar com precisão quantos somos e como vivemos. Pedimos à todos os videirenses que atendam os recenseadores, pois esses dados influenciam na transferência dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e no caixa da Prefeitura, além de permitir a realização de outras ações governamentais que beneficiam as cidades”, disse Carelli.
De acordo com o coordenador regional do IBGE – Gilson Werle, os moradores de apartamentos e casas no centro da cidade, dos bairros, da periferia e das localidades mais distantes em regiões de difícil acesso, todos sem exceção, serão entrevistados até o fim de outubro. Em Videira, 44 recenseadores selecionados irão para a rua, munidos de colete com identificação, boné e o computador de mão. Ao todo eles deverão visitar 11.928 domicílios. A estimativa do IBGE é que o Censo aponte 46.580 habitantes, o que representa um crescimento de 5.091 habitantes a mais, em relação ao ano 2000, quando aconteceu o último Censo.
Para que serve o Censo?
O Censo é a principal fonte de dados sobre a situação de vida da população nos municípios e localidades. Com os dados levantados o poder público pode identificar áreas de investimentos prioritárias em saúde, educação, habitação, saneamento básico, transporte, energia e programas de assistência à infância e à velhice. E, também selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social.
Além disso, o Censo produz resultados que servem de parâmetro para saber quanto cada cidade receberá de repasse federal; fornecem as referências para as estimativas populacionais, com base nas quais é definido o número de deputados federais, estaduais e vereadores de cada Estado e município; e, fornecem parâmetros para as decisões de investimentos do setor privado, como a seleção de locais para a instalação de fábricas, escolas, creches, cinemas, restaurantes e outros.
Os primeiros resultados, sobre a população brasileira por sexo (número de homens e mulheres) e a situação do domicílio (quantos moram em áreas urbanas e rurais), serão divulgados em dezembro de 2010. A partir de 2011, o IBGE divulgará as outras informações.
Os questionários do Censo 2010 podem ser encontrados no portal do IBGE, no qual há link para o site do Censo 2010 (www.censo2010.ibge.gov.br). Outras dúvidas podem ser sanadas através dos telefones: 0800721-8181 ou (49) 3566-2436.
AI/Redação 24 horas