Itajaí – A Secretaria Municipal de Saúde abrirá neste sábado (30) quatro pontos estratégicos de vacinação contra a Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. O público alvo da campanha poderá se dirigir aos Supermercados Koch, Xande, Compre Forte e Angeloni.
Além destes pontos, também estarão abertas 23 unidades de saúde: Brilhante, CAIC, Cordeiros, Costa Cavalcante, Crescem, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Imaruí, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Praia Bbrava, Promorar I , Promorar II, Rio Bonito, Salseiros, São João, São Judas, Policlínica do São Vicente, Univali e Votorantin.
“Conclamamos todas as pessoas que fazem parte do público alvo a se dirigir a Unidade de Saúde mais próxima ou então a um dos pontos estratégicos abertos para que sejam imunizados e assim tenhamos um inverno com o menos índice de gripe possível”, declara a Secretária Municipal de Saúde Dalva Maria Rhenius.
Uma frase lembrando a importância da vacinação correrá nos semáforos com letreiro a partir deste sábado (30). O serviço é uma parceria com a Codetran e permanece até o dia 13 de maio, quando encerra a 13ª Campanha Nacional.
Serão vacinados cinco grupos, conforme determinação do Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a 1 ano 11 meses e 29 dias – Lembrando que nas crianças a aplicação da vacina é feita em duas doses; gestantes em qualquer idade gestacional; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de Saúde e indígenas. Os grupos especiais (diabéticos e imunodeficientes) receberão a vacina após o término da Campanha. reforça o Diretor de Vigilância Epidemiológica, Dr. Carlos Manuel Corrêa.
A meta em Itajaí é imunizar 23.598 pessoas, sendo obrigatório o alcance da meta mínima de 80%, equivalente a 18.879 pessoas. Até o momento 4633 pessoas já foram vacinadas. A Campanha Nacional de Influenza, entre os meses de abril e maio, vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe, como também apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento das infecções secundárias.
“Também salientamos a importância de manter a carteira de vacinação atualizada, por isso teremos disponível em todas as unidades as vacinas Pneumo 23, Febre Amarela e Tétano”, informa Dr. Corrêa.
