Itajaí – A equipe de Handebol Masculino Escolar do Colégio São José, participou do Campeonato Mundial Escolar de Handebol na cidade de Guimarães, em Portugal, promovido pela Federação Internacional Escolar (ISF), entre os dias 19 e 26 de março. A representação itajaiense obteve um resultado muito expressivo, ficando entre os 10 melhores do mundo, das 26 que participaram do Campeonato.
De acordo com a técnica, Cláudia Monteiro, equipes de muitos países que participaram do mundial contratam atletas na forma de internato, que ficam treinando o ano inteiro em dois períodos para esta competição. Os atletas têm bolsa integral, ganham material escolar , uniforme de se dedicam 100% ao handebol. “É uma realidade diferente da nossa, que temos apoio do colégio, mas não treinamos duas vezes por dia e nem vivemos somente para o handebol”, explica a técnica.
Exemplo de algumas equipes que vivenciam a dedicação integral ao handebol são Alemanha, Romênia, Bélgica, Polônia e Áustria. “Jogamos com estas cinco equipes e vencemos três delas e isto foi motivo de orgulho para nós que treinamos uma vez por dia e temos muitas outras dificuldades que eles não tem.” fala Cláudia Monteiro.
Outro fato interessante é que a programação Cultural da competição faz parte do regulamento, e todos os países têm que participar, o que proporciona um intercâmbio cultural incrível aos atletas. “Foi mais que uma competição internacional. Foi troca de informações e um conhecimento cultural que jamais vão esquecer. Isto é muito importante na formação dos meninos e é o que vai ficar na memória de cada um que esteve lá”, ressalta a técnica.
Um dos pais de atleta, Jorge Henrique, expressou que há muito o que se orgulhar. “A equipe e sua comissão técnica foram recebidos aqui no Brasil como vencedores. O simples fato de terem obtido a vaga para representar o Brasil já deixou a todos muito orgulhosos”, finaliza o pai.
O sentimento comum dos que estiveram em Portugal é de que a equipe itajaiense, que representou o Brasil, foi a grande surpresa da competição, considerando o retrospecto das equipes brasileiras em competições mundiais de alto nível. Os atletas e a comissão técnica deram muito de si e têm consciência de que educação e esporte andam juntas e cada vez mais apoiá-los será uma forma de fazer não só deste, mas de outras modalidade esportivas um expoente para o crescimento cidadão.
O colégio São José, a comissão técnica e atletas, agradecem aos apoiadores, em especial a Multilog, Academia Estação Azul, SMT Ocupacional, TV Brasil Esperança, TV Univali, Cultura Inglesa, Curso de Educação Física da Univali com laboratório Lafex, Fundação Municipal de Esportes de Itajaí, Distribuidora Müller, Distribuidora Timoneiro, Federação Catarinense do Desporto Escolar, Confederação Catarinense do Desporto Escolar, e aos profissionais que ajudaram na preparação dos atletas e aos pais que ajudaram a tornar possível a realização deste sonho.
AI/Redação 24 Horas