Guarujá do Sul – O prefeito Celso Taube, PMDB, decretou situação de emergência no município ainda no final da tarde de sexta-feira, 23, devido às fortes chuvas que até o final de semana ultrapassaram os 200 milímetros de precipitação pluviométrica. Todas as estradas vicinais do interior foram prejudicadas. Três pontilhões foram danificados e um, sobre o rio Araras, que liga as Linhas Baixo Arara e Pinheirinho, ficou completamente destruído. O transporte escolar e o escoamento da produção agrícola, principalmente do leite, estão comprometidos. Para piorar, na sexta-feira várias comunidades ficaram sem energia elétrica. Na cidade também foram registrados estragos. O rio das Flores transbordou e no bairro Kohann algumas residências foram alagadas. Duas famílias ficaram desabrigadas, mas já voltaram a suas casas.
Ainda não foi feito um levantamento total dos prejuízos, no entanto só com as pontes os estragos superam os R$ 100 mil. No ano passado o município também teve danos com o tornado de 7 de setembro.
De acordo com o presidente da Comissão de Defesa Civil Municipal, José ‘Viro’ Waschburger, dados da Epagri apontam que a produção de leite foi afetada entre 30% e 40%. “Além disso, estamos na época do plantio de pastagens. As fortes chuvas levaram muitas sementes. Também houve perdas significativas por causa da erosão”, salienta Viro, acrescentando que a enxurrada comprometeu praticamente todos os bueiros que não conseguiram escoar o volume excessivo de água.
Tão logo o tempo ofereça condições às máquinas das secretarias de Obras e Agricultura serão disponibilizadas para realizarem os trabalhos emergências. Apesar do mau tempo as aulas foram mantidas. “Sabemos, porém, das dificuldades dos alunos em comparecer”, pondera a secretária de Educação, Ivane Martins.
Viro informa que a administração municipal já fez a notificação preliminar de desastre à Defesa Civil do Estado e nas próximas horas enviará a documentação a 30 – SDR de Dionísio Cerqueira. “Inclusive o secretário regional Flávio Berté acompanha a situação desde sexta-feira”, assinala. A intenção é conseguir do governo estadual recursos para auxiliar na recuperação dos danos que ocorreram.
AI/Redação 24 Horas
