Guaraciaba – A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente iniciou os trabalhos de produção de silagem. O serviço está sendo feito por quatro tratores do município e no mês de janeiro iniciam também o trabalho das máquinas terceirizadas. Conforme o Secretário Jacir Scapin, a meta é trabalhar nesta safra cerca de 3.500 horas na produção de silagem, atingindo pelo menos o patamar da safra anterior quando foram trabalhadas 3.566 horas.
Com o objetivo de agilizar a produção de silagem nesta safra e atender o maior número possível de agricultores, os membros do Conselho Municipal de Agricultura, definiram alguns critérios a serem seguidos. Sendo que a quantidade de horas/máquina para produção de silagem será de 8 horas por propriedade e não por bloco de produtor; Somente para as comunidades do lado leste (Guatapará, Traíra, Cordilheira e arredores), onde a declividade é maior, abre-se a possibilidade de fazer a silagem em duas vezes; Não será embocado milho cortado na ensiladeira sob hipótese alguma, devendo as estradas na lavoura serem abertas anteriormente.
O Conselho Agrícola também definiu que os tratores da Prefeitura não farão a compactação da silagem no monte, devendo o produtor providenciar equipamento para esta operação. Também não serão realizados serviços para quem apresentar débitos com a municipalidade de serviços anteriores.
O agendamento para os interessados em fazer silagem está sendo feito na secretaria de agricultura. Segundo o secretário, para o mês de janeiro não há mais vagas, somente a partir de fevereiro.
Fonte : Assessoria de Imprensa