Itajaí – O governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, estará na manhã da próxima quarta-feira (28), em Itajaí. Às 9 horas, Pavan visita às obras da Penitenciária Regional do Vale do Itajaí. Em seguida, às 10 horas, o governador segue para a Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri), onde empossará o novo secretário de Estado da
Infraestrutura, o ex-prefeito de Balneário Camboriú, Rubens Spernau. O objetivo da visita do governador à Penitenciária Regional do Vale do Itajaí é agilizar as obras do futuro complexo penitenciário, que abrirá 362 vagas no sistema prisional catarinense.
As obras na Penitenciária Regional do Vale do Itajaí foram divididas em duas fases. A primeira é a instalação de celas construídas com os monoblocos de concreto de alta resistência, que atende pela sigla CAD/GRC (recebe, além de aditivos especiais, fibras de vidro para potencializar a resistência a choques). Segundo a empresa Verdicon Construções Ltda, 90% das celas foram instaladas. Já as obras da estrutura física da penitenciária estão atrasadas, com apenas 20% do trabalho concluído, conforme informa a empresa Espaço Aberto Ltda.
Localizada no bairro da Canhanduba, em Itajaí, a penitenciária abrirá vagas para 362 detentos e com a possibilidade de ampliação do complexo penal para 530 vagas. O terreno onde está sendo construída a nova unidade prisional foi doado pelas prefeituras de Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú. A Penitenciária do Vale do Itajaí está orçada em R$ 22 milhões e os recursos são do Fundo Penitenciário Nacional e Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão.
Assessoria de Comunicação
