Joinville – A Fundação Municipal do Meio Ambiente informa que foram podadas mais de 200 árvores localizadas em áreas e passeios públicos após o vendaval de segunda-feira, dia 15. Há duas equipes trabalhando e, posteriormente, estão sendo feitos os trabalhos de limpeza e recolhimento dos galhos e troncos.
As árvores que a Defesa Civil avaliar como sendo de risco, a Fundema não cobra a taxa para a emissão da autorização de corte ou poda. A supressão deve ser feita, em área particular, por profissional contratado pelo proprietário ou pelo Corpo de Bombeiros Voluntários que tem convênio com a Prefeitura para auxiliar em supressão de árvores.
Árvores localizadas em locais próximos à rede de energia elétrica, a poda é realizada pela Celesc por conta do risco aos quais estão expostos os profissionais. A Celesc tem equipamentos de segurança para esse tipo de trabalho.
Em calçadas, praças públicas e canteiros a responsabilidade é da Fundema. Árvores que apresentem ou não o risco de queda, não podem ser supridas sem autorização do órgão ambiental, ainda que elas estejam localizadas em área particular.
Fonte: Assessoria de imprensa