Joinville – A Fundação Municipal do Meio Ambiente divulga o resultado das análises de água realizadas na Lagoa do Saguaçu, onde ocorreu mortandade de peixes no dia 6 de janeiro. Informa também a causa de morte de peixes no Rio Fleith, em Pirabeiraba, no dia 7.
Com base no laudo técnico está comprovado que os peixes da Lagoa do Saguaçu morreram por falta de oxigênio na água. Resultado disso, elevação dos índices de esgoto sanitário. A análise química também demonstra alterações nos níveis de fósforo e cor. Não foi possível identificar um responsável, mas o esgoto deve ser proveniente do Rio Cachoeira.
No Rio Fleith foram realizadas três coletas: uma próxima a nascente do rio com resultado de água potável; outra após a empresa têxtil com resultado que comprova a elevação de sólidos totais dissolvidos – consiste em sais orgânicos e inorgânicos que em grande quantidade retiram o oxigênio da
água e provocam a morte dos peixes – e onde os peixes foram encontrados mortos; e a terceira, no curso do riacho.
Na nascente o índice de sais é 35 miligramas por litro (35 mg/l). No ponto perto da empresa o índice subiu para 805mg/l. A Fundema vai notificar o responsável que já possui histórico de infração ambiental desde 2008.
Fonte: Assessoria de imprensa