Florianópolis – A semana começou com uma grande massa de ar seco inibindo a formação de nuvens de chuva sobre boa parte do Sudeste, Centro-Oeste, interior do Nordeste e de boa parte da Região Norte. Além de seca, a massa de ar é fria e fez com que várias cidades de Minas Gerais, Bahia e Sergipe registrassem as temperaturas mais baixas no ano.
Segundo os meteorologistas da Somar, a semana segue com tempo seco devido a um bloqueio atmosférico que irá "segurar" as frentes frias no Sul do país, especialmente no Rio Grande do Sul. Como não há registro de chuvas há vários dias em boa parte do Sudeste, do Centro-Oeste, interior do Nordeste e no Estado do Tocantins, a meteorologia alerta para a má qualidade do ar e os cuidados que a população deve ter com a saúde. Os índices de umidade vão ficar muito baixos durante toda a semana, aumentando ainda mais o número de queimadas e também a concentração de poluentes, especialmente nos grandes centros urbanos.
Com as frentes frias "presas" no Sul, o tempo fica instável por lá. Nesta segunda-feira, a previsão indica chuvas apenas no oeste e sul do Rio Grande do Sul, com acumulado que alcança 20mm no extremo sul do Estado. Além das chuvas, a aproximação de uma frente fria gera rajadas de vento em torno dos 70km/h no oeste e sul gaúcho e a temperatura não passa dos 20°C em boa parte da Região.
Amanhã, a frente fria avança pela Região Sul e provoca chuvas no Rio Grande do Sul e no sul e oeste de Santa Catarina, acumulando até 30mm em algumas localidades do nordeste e noroeste gaúcho. No Paraná, boa parte de Santa Catarina e na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o tempo permanece nublado e com menor condição de chuva.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, na quarta-feira a frente fria ganha força e provoca temporais de mais de 60mm em todo o norte do Rio Grande do Sul e extremo sul de Santa Catarina e mais de 70mm na região das Missões, correspondendo a metade da média do mês de junho. As rajadas de vento ainda serão intensas e chegam a 70km/h no norte do Rio Grande do Sul ao longo de todo o dia e a 90km/h no período da noite no oeste de Santa Catarina e a 70km/h no sul do Paraná. Com relação às temperaturas, ainda faz frio no nordeste do Paraná, com mínima em torno dos 5°C. À tarde, a máxima chega a 25°C em algumas localidades do Paraná, mas não passa dos 20°C na maior parte do Rio Grande do Sul.
AI/Redação24Horas