Frente fria causa chuvas, ventos e queda de granizo

Uma forte frente fria avança pelo Brasil, onde causa pancadas de chuva, trovoadas, rajadas de vento e queda de granizo no Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Segundo os meteorologistas da Somar, foram vários os transtornos e eventos meteorológicos registrados nas últimas horas, especialmente na Região Sul.

“Trata-se, aliás, de uma condição típica da primavera que se aproxima. A próxima estação é mais tempestuosa de todas, pois é quando observa-se elevação da temperatura (instabilização da atmosfera) e aumento da umidade do ar por conta da maior evapotranspiração da Amazônia”, explica o meteorologista Celso Oliveira.

Durante esta madrugada foram registrados ventos fortes, especialmente no Estado de Santa Catarina. As rajadas chegaram a 130km/h em Novo Horizonte, 125km/h em Urubici, 110km/h em Rio do Campo, 105km/h em Major Vieira e a 100km/h no Cabo de Santa Marta, litoral sul catarinense. Na Capital Florianópolis ocorreram chuvas fortes, trovoadas e as rajadas chegaram a quase 80km/h. No Estado do Paraná, as rajadas passaram dos 105km/h em Marechal Cândido Rondon e em Clevelândia. Em Foz do Iguaçu, choveu forte, trovejou e os ventos passaram dos 55km/h.

Enquanto o Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul registram chuvas e ventos fortes, a maior parte do país segue com tempo seco, abafado e praticamente sem nuvens. Neste mês, as precipitações permaneceram concentradas sobre a Região Sul. Segundo os meteorologistas da Somar, independentemente da formação do fenômeno El Niño, as chuvas normalmente concentram-se sobre a Região Sul nesta época do ano. Na região de Santana do Livramento, por exemplo, no sudoeste do Rio Grande do Sul, o acumulado já passou dos 150mm. Por outro lado, o centro e o norte do país não receberam chuvas até o momento. 

ai/UNO

Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *