Tijucas – Uma multidão acompanhou o Desfile de Blocos no Carnaval Popular O Povo na Folia 2010, na Avenida Hercílio Luz, no centro de Tijucas.
Nem mesmo a chuva que caiu minutos antes do horário previsto para iniciar o evento afastou as pessoas da Avenida Hercílio Luz, nem tirou a empolgação dos blocos. O ponto de partida foi um grande show pirotécnico, que durou vários minutos e coloriu o céu de Tijucas para anunciar a chegada do Carnaval.
E foi assim que entrou na avenida o bloco Alegria de Viver, composto por pessoas da melhor idade, acompanhados de familiares e amigos, abrindo o desfile ao lado do Prefeito Elmis Mannrich. Logo em seguida vie ram os blocos: ‘Turbinados’, ‘Vem com a Gente’, ‘Herdeiros do Samba’, ‘Skolatras’, ‘Desenferruje’, ‘Feijoada do Bochecha’, ‘Os vira-latas’ e ‘Os chinelões’. Eles vieram com camisetas, carros de som e alguns até com baterias e percussão.
Logo depois foi a vez dos blocos participantes do concurso entrarem na avenida. A primeira apresentação foi do Bloco ‘Perdidos na Noite’ que neste ano comemorou dez anos de folia. Com um grande dinossauro como destaque, o bloco trouxe para as ruas aspectos marcantes da história de Tijucas que em 2010 comemora seu Sesquicentenário. Como candidata a rainha, o bloco apresentou Jacirara Terezinha Alves, que durante todo o desfile mostrou muita alegria e disposição para o samba.
Já na seqüência estava o bloco ‘Os Incansáveis’ que apresentou a história da cidade seguindo uma cronologia dos fatos, desde o seu descobrimento. Retratou os indígenas, a pesca, o artesanato, os afro-descendentes e colocou como destaque pontos turísticos e históricos de Tijucas como o Casarão Gallotti – recentemente restaurado. Além disso, muitos de seus integrantes traziam fantasias e adereços que abrilhantaram o desfile do bloco. Como candidata a rainha, estava Thaís Nunes Cardoso, que esbanjou simpatia e animação.
O último bloco foi o ‘100% tá doido’ que, além dos pontos tradicionais de Tijucas, também resgatou a histórica fama dos tijucanos de criar pássaros. Para isso, representou em um d e seus carros diversas gaiolas, acompanhadas de imagens, também, do Casarão Gallotti, da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, do cais da Praça Henrique Ternes e ainda, da Ponte Bulcão Viana. Além da candidata à rainha, a bela Jéssica Roslindo, o bloco ainda trouxe o passista Toninho, conhecido de outros carnavais pela performance alegre e divertida na avenida.
Avaliando todos eles estava o grupo de jurados, formado por importantes personalidades do mundo carnavalesco. O jornalista Carlos Damião, o mestre de Bateria Éder Bráulio Leone e o carnavalesco e decorador Renilson Trindade tiveram que avaliar cada um dos blocos a partir dos quesitos Originalidade, Conjunto e Criatividade. Já as candidatas à rainha, eram analisadas por sua beleza, simpatia e samba no pé.
“Gostei muito de participar, de ver um carnaval feito pelo povo, como deve ser” – afirmou Carlos Damião, um dos jurados deste Carnaval.
O BLOCO VENCEDOR
A apuração das notas e a divulgação do bloco vencedor acontece nesta terça-feira (16) a partir das 20h no palco de shows da Praça Sebastião Caboto.
Antes disso, na noite desta segunda-feira (15) haverá música ao vivo com o Grupo Bom Motivo e Banda Paradigma no mesmo palco de shows.
24horas
