Florianópolis – A Secretaria da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP), através da Polícia Civil e da Delegacia de Homicídios da Capital, divulgou, nesta quinta-feira (7), o balanço final do número de homicídios de Florianópolis. De 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano passado foram registrados 79 homicídios dolosos, contra 93 atendidos em 2008. Uma redução de 31,18%. Dos 79 assassinatos 61 foram esclarecidos com a autoria identificada. Isso representa um índice de 77,21% de resolutividade. Nove assassinatos continuam em investigação e outros nove continuam sem autoria definida.
Para o delegado da Delegacia de Homicídios da Capital, Ênio de Oliveira Mattos, a redução deve-se ao trabalho de investigação, feito pelos agentes, e as denúncias feitas via 181, o disque-denúncia da Polícia Civil. O delegado explica que os policiais estiveram presentes não só nos 79 locais dos homicídios, como também em inúmeros outros pontos onde
ocorreram suícidios, tentativas de homicídios e mortes naturais.
Entre as vítimas, 35 tinham idade superior a 25 anos, 19 tinham idade entre 20 e 25, e 12 estavam na faixa dos 18 aos 20 anos. Tráfico de drogas, acerto de contas e crimes passionais foram as principais motivações dos assassinatos.
Ainda segundo o titular da especializada, 63 pessoas foram presas (maiores e menores) envolvidas nos 79 assassinatos ocorridos em Florianópolis no ano passado. Nos próximos dias, a Secretária da Segurança Pública e Defesa do Cidadão (SSP) irá divulgar os indicadores de criminalidade em Santa Catarina durante o ano de 2009.
Fonte : Assessoria de Imprensa
