Joinville – De 24 a 26 de julho acontece, na sociedade Rio da Prata, a 47ª Festa do Colono. Tradição, cultura, boa culinária e o chope farão parte da diversão do fim de semana. A festa acontece todos os anos no mês de julho, para lembrar o Dia do Colono, comemorado no dia 25 do mês. A 47ª Festa do Colono será realizada na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba.
De acordo com Romoaldo Rudnick, responsável pela organização do evento, a Festa do Colono é uma tentativa de manter e resgatar a cultura germânica, mas, acima de tudo, um modo de incentivar o produtor rural para que ele continue no campo. A abertura é nesta sexta-feira (24), a partir das 19 horas, quando será servido o tradicional Schwartsauer (sopa a base de miúdos e sangue do marreco) e a Sopa Branca (a base de frango caipira),
ambas, iguarias da culinária alemã.
Para incentivar os produtores rurais, ocorre o Concurso de Produtividade Agrícola, uma famosa atração que atrai muitos visitantes. Nele, os legumes e vegetais são avaliados pelos quesitos: beleza, tamanho e raridade, e expostos até o domingo, dia da premiação. Logo após, acontece mais uma etapa do Torneio de Tiro da Integração Rural, seguido de baile animado com Sandro e Wilson.
A noite de sábado reserva muita emoção. Será a noite dos colonos conhecerem as majestades da Festa. A partir das 21 horas o Concurso da Rainha da 47ª Edição da Festa do Colono trará ainda mais beleza à Sociedade Rio da Prata. A coroação segue às 22 horas, antecedendo o baile com a banda Os Montanari.
No domingo, a diversão inicia logo pela manhã com a inusitada Maratona da Banana, onde quinze pessoas correm um quilômetro carregando um cacho de bananas de 25 a 30 quilos, envolto em um saco plástico para dificultar um pouquinho mais a brincadeira. A competição já é tradicional na Festa do Colono e acontece há aproximadamente 20 anos. As inscrições podem ser feitas na hora.
Fonte: Assessoría de Imprensa