Joinville – A Câmara de Vereadores de Joinville aprovou e o prefeito Carlito Merss sancionou a lei nº 6.728, que institui a Festa das Flores como festa oficial do município. O evento, realizado anualmente em novembro pela Fundação Turística de Joinville e promovido pela AJAO (Associação Joinvilense de Amadores de Orquídeas), é o mais tradicional do sul do país. A AJAO, em atividade desde 1938 na cidade, é a mais antiga associação do gênero da América Latina ainda em funcionamento.
A Festa das Flores de Joinville, este ano em sua 72ª edição, é um evento prestigiado por mais de 200 mil pessoas por ano vindas de todo o Brasil e do exterior. O público não vem à cidade motivado apenas pela beleza das flores, mas também pelas atrações culturais, de lazer e gastronomia típica. A Festa das Flores 2010 terá como tema a “Biodiversidade”.
Além da exposição de plantas ornamentais e de flores – são mais de 4.500 exemplares de orquídeas selecionadas entre expositores nacionais e internacionais – a Festa reúne também, em um mesmo espaço, atividades como Mercado de Flores e Plantas, Feira Jardim, Casa & Lazer, Artesanato e Palco Cultural. A programação do evento também inclui o 10º Encontro da Associação Catarinense de Bonsai, com promoção de oficinas da arte. Os workshops de bonsai vão contar com a presença de um Mestre e um ajudante, ambos do Japão, além de seis ministrantes brasileiros.
UNOPress