Barra Velha – A Fundação Municipal de Turismo de Barra Velha promove neste sábado, dia 3 de abril, a segunda edição da Feira de Arte e Cultura de Páscoa, evento com direito a show da dupla sertaneja Junio e Julio e programado para reunir pelo menos 25 expositores na Praça Lauro Carneiro de Loyola, no centro da cidade. A feira, em pleno sábado de aleluia, quer repetir o sucesso do ano passado, quando pelo menos três mil pessoas circularam pela praça e puderam conhecer o que há de melhor na cultura barra-velhense, segundo adianta a presidente da fundação, Conceição Freitas.
Segundo Conceição, a feira está aberta a todos os grupos culturais que estiverem interessados em expor, mas a conotação dos trabalhos deve estar sempre ligada à cultura e à arte da cidade. O início das exposições está previsto para as 14h, e segue até 21h. A organização prepara shows culturais como o do grupo Alma Açoriana e também o show musical sertanejo.
No ano passado, a feira contou com a participação de cerca de 20 entidades ou artistas. Neste ano, a Fundação de Turismo está convidando novamente a Associação Barra-velhense de Artesãos e Artistas Plásticos (Asbart), o Clube de Mães Dona Salvelina e a Associação de Proteção ao Portador e Ex-portador de Câncer (AAPEC), entre outras. A feira também trará artistas e artesãos de Barra Velha, como Circe Sehnem, Maria Lucia Duarte, Sueli Borges, Esther Bartinikowski, Maria Silveira e Udson Conceição, e haverá apresentação de maionetes e fantoches.
Conceição confirma ainda a presença de uma benzedeira pela primeira vez no evento, e o boi-de-mamão e a dança de São Gonçalo do Grupo Mestres Janguinha e Pedro Inácio, de Barra Velha. Também será mantida a parceria com a Diretoria de Cultura da Secretaria de Educação, além da participação da Fundação de Cultura local, o qual trará livros e exposições da história do Município e da Festa do Divino Espírito Santo, para a apreciação dos visitantes.
Já artistas plásticos como Esther Bartinikowski novamente pintarão quadros ao ar livre, mostrando técnicas de reprodução de paisagens barravelhenses. O artesanato ainda estará presente com os tapetes em fuxico, a construção de miniaturas de canoas da pesca artesanal, os artesanatos com conchas e madeiras retiradas da praia e outras diversidades culturais.
AI/Redação 24 Horas