Joinville – Os pais que precisam comprar o material escolar dos filhos que estudam na rede pública municipal perceberam uma redução significativa dos itens da lista em relação a outros anos. A padronização da lista de material escolar para toda a rede possibilitou que a Secretaria de Educação fizesse um planejamento de compra de mais materiais pra fornecer nas escolas, reduzindo a quantidade a ser comprada pelas famílias.
Outra ação que vai trazer economia será a distribuição gratuita do kit de material escolar para as famílias carentes. Para este ano, a estimativa é de que pelo menos 50% dos alunos da rede sejam beneficiados. Os critérios a serem avaliados para fornecimento do material usam como base os alunos cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família e também famílias com renda inferior a R$ 150 – por membro da família.
De acordo com o secretário de Educação, Marquinhos Fernandes, o objetivo é respeitar a condição financeira das famílias. "Estamos realizando ações para aliviar o bolso dos pais neste período do ano que é tradicionalmente
de dificuldades financeiras", explica.
Marquinhos destaca também que 100% dos alunos das áreas rurais são beneficiados com o kit de material escolar. "Estas famílias tem uma característica financeira peculiar e às vezes dependem da produtividade das safras", esclarece. Em 2010,a Secretaria de Educação vai investir mais de R$ 1 milhão na compra de em material escolar, o recurso é do Fundeb.
Padronização trouxe economia para famílias
A padronização da lista de material escolar é uma das ações da secretaria para evitar exageros por parte de algumas escolas. No final de 2009, uma lista padrão foi remetida aos diretores junto com um comunicado de que a lista não pode ser alterada e que também não é permitido inserir a marca de patrocinadores na relação de materiais que será entregue para as famílias.
Assessoria de Comunicação