Medelin – A Seleção Brasileira de futsal derrotou o Equador por 8 a 0, na noite do domingo, dia 21, em partida válida pela segunda rodada dos Jogos Sul-americanos Medellín 2010. O placar, porém, ficou em segundo plano diante de um feito histórico. Autor de dois gols na partida de hoje, o paulista Alessandro Rosa Vieira, mundialmente conhecido como Falcão, atingiu a marca de 279 gols e se tornou o maior artilheiro do futsal brasileiro em todos os tempos. A marca anterior de 278 gols pertencia a Manoel Tobias.
O Coliseu Túlio Ospina, lotado com seis mil espectadores, era o ambiente ideal para a estrela do craque brilhar. Falcão estava ansioso em ultrapassar a marca de Manoel Tobias e tentou de todas as formas escrever a História o mais rápido possível. Começando o jogo no banco de reservas, foi ovacionado ao entrar em quadra. Dois minutos depois, aos sete, um poderoso chute de esquerda bateu na trave antes de morrer na rede do goleiro equatoriano. A marca estava igualada. A partir daí, o ala tentou fazer mais um de todas as formas. De calcanhar, driblando o goleiro com a famosa chaleira, chutes de longe e nada.
A partida se encaminhava para o final, mas o melhor estava por vir. Na segunda etapa, aos 34min18, na primeira bola que pegou ao retornar à quadra, acertou um belo voleio e finalmente acabou com a agonia. O estádio veio abaixo. "Este é um momento especial para mim. Dedico à minha família e ao povo brasileiro que me transformou num ídolo. Tenho uma bonita história de 12 anos defendendo a Seleção Brasileira e quero continuar por muito tempo em alto nível. Deitei a cabeça no travesseiro essa noite e refleti para saber a dimensão do que seria o dia de hoje. Agora parto em busca dos 300 gols", declarou Falcão, que já foi eleito duas vezes como melhor jogador do mundo pela Fifa e agora está no topo da lista de artilheiros da equipe hexacampeã mundial.
Astro de uma equipe que mescla experiência e juventude, Falcão ainda se surpreende com a dimensão que seu talento alcançou. Nos Jogos Sul-americanos Medellín 2010, o ala está hospedado na Vila Sul-americana e tem tido assédio de estrela. "Outro dia um atleta do atletismo do Peru pediu para tirar foto comigo. É uma coisa impressionante. Fico orgulhoso. Conquistei isso com muito trabalho. Sei da minha responsabilidade e vou continuar honrando o esporte brasileiro. Amo ser campeão, hoje consegui uma meta histórica e quero mais e mais", finalizou.
O Brasil goleou o Equador com os dois gols de Falcão, dois de Lenisio, dois de Vinicius e um de André e Ari.
AI/Redação 24 Horas

