Balneário Camboriú – A Fundação Cultural de Balneário Camboriú, através da Galeria Municipal de Arte, abrirá no próximo dia 09 de outubro (sexta-feira), às 20:30 horas a Exposição “Piscinas Pictóricas” da artista plástica Rosa Barreiros, de São Paulo.
Rosa Barreiros começou a série de acrílicas em grande formato em 2007. Conforme a própria artista ela encontrou uma relação entre piscinas cheias e piscinas vazias, em um processo de reforma. Foi fotografando e desenhando. Quando vazias passeou caminhando por dentro destas caixas – piscinas. A intenção era captar planos e cores para compor imagens para está grande serie. Nestes passeios pelas piscinas, encontrou o objeto caixa, animais articulados e até pessoas. Ela é nadadora e se encontrava muito envolvida com a água. Rosa Barreiros diz que dedica esta exposição a todas as mulheres que nadam, em especial a Ângela Adler que competiu pelo Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, até os seus 87 anos.
Suas pinturas vêm participando e/ou foram premiados em Salões de Arte Contemporânea, entre eles Salão de Blumenau, Salão de Atibaia, Salão de Arte de Ribeirão Preto, Salão de Arte Contemporânea de Santo André, dentre outros.
O trabalho de Rosa Barreiros vem sendo colecionado por personalidades importantes do mercado de arte contemporânea. Entre eles Jayme Vargas, colecionador também de Mira Schendel e Alfredo Volpi. Jayme diz que gosta de vivenciar o processo criativo e o desenvolvimento de linguagens e estilos dos artistas: “Tenho acompanhado de perto o trabalho de Rosa Barreiros e aprecio a síntese que ela faz entre o aspecto mais irônico e outro mais trágico em sua obra, na qual se pode ter também uma leitura contemporânea das escolas Pop e Neo-expressionista”.
Rosa Barreiros é natural de Botucatu. Sua formação em Fine Arts se deu na Chelsea College of Arts, em Londres, Inglaterra. Desde 2006, no Brasil, freqüenta cursos de diversos artistas contemporâneos, dentre eles Marina Saleme, Rafael Vogt Maia Rosa e Ester Grinspum. Atualmente participa do núcleo de pintura avançado, orientado por Dudi Maia Rosa, no Collegio das Artes, na capital paulista.
Desde os anos de 1990 a artista atua como escultora e gravadora. Na década seguinte, acrescentou ao seu histórico a prática da monotipia e mais recentemente, quando o seu trabalho exigiu maior amplitude, migrou para a pintura em tinta acrílica – sem nunca abandonar suas técnicas anteriores.
Abertura: 09 de outubro de 2009, sexta-feira, às 20h30min
Local: Galeria Municipal de Arte
Rua 2412, 111 – Balneário Camboriú – SC / (47) 3366-5491 – cultura@camboriu.sc.gov.br )
Fonte: Assessoría de Imprensa