Videira – Uma bonita festa com apresentação do Grupo de Cordas da Secretaria de Turismo e Cultura de Videira e do pianista Carlos Skalle, além de um coquetel de frios e vinhos, marcou a abertura da segunda exposição temporária de 2010, no Museu do Vinho Mário de Pellegrin, na noite desta quarta-feira (19). A exposição denominada “As Melodias do Vinho”, ficará em vigência na Sala de Atividades Temporárias do Museu até o dia 29 de agosto com a intenção promover uma harmonização entre a música e a bebida extraída da uva, um dos símbolos do município. “O vinho provoca as mais emotivas reações quando verdadeiramente apreciado com os sentidos. Exatamente como a música. Ambos, música e vinho, são expressões da racionalidade do homem, e ambos provocam prazer. Ambos podem ser experiências sensoriais e conseguem diferentes interpretações, já que há uma carga subjetiva muito forte, assim como há emoções e sentimentos que são exaltados”, explicou o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt.
A coordenadora do Museu – Caroline Martello explica que os visitantes da exposição, podem apreciar painéis dos mais variados tipos de uva e sua utilização na produção do vinho. Além disso, sentidos como o olfato e a audição são exigidos para conhecer o cheiro de cada uma das bebidas e suas relações com algumas obras musicais.
Segundo Schmitt a série de exposições e ações que vem sendo desenvolvida pelo Museu do Vinho Mário de Pellegrin faz parte do processo de revitalização do espaço, iniciada em dezembro do ano passado. De lá para cá, a secretaria montou uma equipe de seis pessoas, incluindo a contratação de uma museóloga para reestruturar o circuito de visitação do Museu, ampliar o horário de atendimento e promover ações, além de estar realizando a reforma e a revitalização da antiga Casa Canônica, onde o Museu está localizado.
A intenção dessas iniciativas, de acordo com o secretário é aumentar o fluxo de visitas e principalmente, abrir o Museu para a família videirense. “Já estamos colhendo os frutos desse investimento no quadro de pessoal e na infraestrutura do Museu. Prova disso é o relatório de visitação que aponta que em todos os meses de 2009 o Museu do Vinho recebeu a vista de cerca de 1.700 pessoas e, somente nos quatro primeiros meses desse ano, esse número já foi ultrapassado”, comemora o secretário.
A abertura da exposição “As Melodias do Vinho”, contou com o apoio da BRF – Brasil Foods; Clarimar Betoni; Casan; Coopervil; Frutolândia Videira; Panificadora Center Pão; Panificadora Videira; Tirol; Vinícola Santa Augusta e Sociedade Amigos do Museu do Vinho.
Domingo é dia de Coreto em Movimento
Uma exposição de carros antigos e um show temático marcarão 2º Coreto em Movimento, que acontece neste domingo, 23 de maio em frente ao Museu do Vinho. O evento terá início às 10 horas da manhã, em frente ao Museu do Vinho, com uma exposição de carros antigos de clubes de colecionadores de toda a região. E às 14 horas, a comunidade poderá assistir o show da Banda Sexperiência com músicas das décadas de 60 e 70. “ Queremos convidar todos os videirenses e moradores da região para que venham conosco nessa viagem de saudosismo e emoção. Estamos preparando uma grande festa dedicada as décadas de 60 e 70, período de mudanças culturais no Brasil com a popularidade do rock and roll e do encantamento pelos novos modelos de carros que surgiam na época”.
SERVIÇO:
Projeto Coreto em Movimento
Data: 23 de maio de 2010
Inicio exposição de carros: 10h
Show da Banda Sexperience: 14h
Local: Coreto em frente ao Museu do Vinho Mário de Pellegrin
Silvia Angélica Palma
AI/Redação24Horas
