Brasília – Um grupo de estudantes secundaristas do Distrito Federal fez hoje (28) à tarde, no gramado em frente ao Congresso Nacional, manifestação em protesto contra os responsáveis por ações que vêm causando mudanças climáticas no mundo.
Os estudantes – alguns com o número 350 pintado no rosto – gritavam palavras de ordem como “Nosso Clima, Nosso Futuro, Nossa Voz”.
O número 350, que os estudantes formaram no gramado da Esplanada dos Ministérios, corresponde às partes por milhão identificadas por cientistas como limite de segurança para a quantidade tolerável de gás carbônico na atmosfera.
Organizada pela Mobilização Estudantil em Prol do Meio Ambiente (Mema), movimento fundado por alunos do Colégio Marista, em parceria com as campanhas Tic Tac Tic Tac e 350.org, a manifestação reuniu cerca de 250 estudantes.
A estudante Paula Collet, de São Paulo, coordenadora da campanha Tic Tac e 350.org, informou que a Frente Parlamentar Ambientalista deve entregar amanhã (29) uma carta ao vice-presidente José Alencar pedindo a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na 15ª Conferência das Partes da Convenção do Clima (COP-15), em Copenhague, no mês de dezembro. A campanha defende posicionamentos mais firmes e ousados do governo brasileiro e de outros governos na conferência.
“O Brasil tem um papel fundamental nessa luta, já que é um líder nas negociações internacionais, mas também um dos maiores emissores mundiais de gases de efeito estufa’’, afirmou Paula, ao justificar a importância da presença do presidente Lula na COP-15.
Segundo João Pedro Barbosa, embaixador do Clima de 2009 em Brasília, outras reivindicações importantes são a garantia de que o aquecimento global ficará bem abaixo dos 2° C em relação à média histórica e a redução das emissões de gases pelos países desenvolvidos em pelo menos 45% até 2020, frente aos níveis de 1990. O projeto Embaixadores do Clima é uma iniciativa do Conselho Britânico, voltada para os jovens e destinada a aumentar o conhecimento e as ações sobre o tema mudança climática.
Fonte : ABr
Foto Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr