Balneário Piçarras – Mobilização da comunidade garantiu sucesso da peça que foi encenada no fim de semana
O bairro Santo Antônio, em Balneário Piçarras, viveu uma páscoa diferente este ano. A peça “Paixão de Cristo” emocionou os fiéis que acompanharam de perto as celebrações na Paróquia Santo Antônio de Pádua. Adaptado e dirigido por Roberto Duarte e Iria Quintino, dois dos precursores do teatro na cidade, o espetáculo marcou a retomada do movimento cultural surgido nos anos 80 adormecido por treze anos.
A peça “Paixão de Cristo” foi apresentada em duas partes, na sexta-feira (22) e no sábado (23), no pátio da igreja de Santo Antônio, para um público de cerca de mil pessoas por noite. A adaptação livre do texto do dramaturgo Flávio Cavalcanti, foi encenada por 45 atores da própria comunidade, que se envolveram em todas as etapas de montagem do espetáculo. No papel principal, Karlos Duarte , emocionou a platéia com uma interpretação contundente dos últimos anos de vida de Jesus Cristo.
– Tivemos apenas oito ensaios. Fora Jesus Cristo e Pilatos, todos os outros personagens foram interpretados por membros da comunidade, amadores. Foi uma mobilização muito grande de todos para que em pouco tempo tudo desse certo – explica o diretor Roberto Duarte.
A realização do espetáculo é uma iniciativa do pároco Fabian Capistrano e de Cecília de Borba. Os custos com a montagem da peça foram arcados por doações de fiéis, de empresas locais, do Governo Municipal e dos próprios voluntários que atuaram no projeto.
De volta aos palcos
Karlos Duarte no papel de Jesus Cristo
O sucesso de público e a repercussão do espetáculo motivam os diretores, que já planejam reorganizar um novo grupo teatral em Balneário Piçarras. Além de Íria Quintino e Roberto Duarte, atuaram no projeto outros nomes da primeira geração do teatro local: Watson Matias Watzko , o Limão, assumiu o papel de Pilatos e Adalmira Duarte, desenvolveu o figurino.
– Já vínhamos conversando há um tempo sobre a retomada do teatro. Essa peça foi um começo, tivemos pouco tempo. Já estamos percebendo que muitos dos que participaram podem integrar um novo projeto – revela Íria Quintino.
A atuação do grupo junto a Paróquia Santo Antônio de Pádua deve ganhar mais força e o próximo espetáculo já está agendado. Em junho, o grupo surgido para interpretar a Paixão de Cristo se reúne mais uma vez para representar a vida do santo padroeiro da comunidade.
Além da parceria com a igreja, os diretores já articulam a montagem de uma nova peça: “A mansão da madame Consuelo”, de Roberto Duarte, que ainda não tem data para estrear, mas já lança boas perspectivas para o renascimento do teatro em Balneário Piçarras.
Roberto João Duarte
UNOPress