Do total de alunos de nível médio que estudaram em escolas técnicas federais entre 2003 e 2007, 72% estão empregados e 65% trabalham em sua área de formação. Os dados foram revelados por uma pesquisa inédita feita pelo Ministério da Educação (MEC). Foram ouvidos 2.657 ex-alunos de 130 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
A alta absorção dos técnicos é acompanhada por outras boas avaliações como, por exemplo, a remuneração dos que estão empregados. Entre os que trabalham, 59% acreditam que seu salário está na média do mercado e 11% dizem receber mais que a média. Dos estudantes ouvidos na pesquisa, 84% cursaram o ensino médio em escola pública e 68% cursaram o ensino fundamental em instituições públicas.
A pesquisa também trouxe dados sobre a interação das escolas técnicas federais com o arranjo produtivo local das regiões. A orientação do MEC é para que as escolas levem em consideração o mercado local para definir a oferta de cursos técnicos. Entre os que estão empregados, 74% trabalham a até 50 quilômetros de distância dos municípios onde fizeram seus cursos.
Formação – A continuidade dos estudos e a adequação da formação profissional recebida também foram tema da pesquisa. O percentual dos que qualificaram a formação recebida como boa e ótima foi de 90%.
"Os resultados da pesquisa comprovam o grau de excelência da rede federal de educação profissional e tecnológica", disse Eliezer Pacheco, secretário de educação profissional do MEC. "Essa mesma rede, que se destaca nos exames oficiais de avaliação (Enem e Enade), agora demonstra a empregabilidade e inserção dos seus alunos em suas respectivas regiões de formação e a valorização profissional."
A pesquisa – Realizada pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Setec/MEC, a Pesquisa Nacional de Egressos dos Cursos Técnicos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (2003-2007) buscou analisar a formação técnica de nível médio ofertada pelas instituições da Rede Federal em relação a três aspectos: empregabilidade dos egressos, continuidade dos estudos após a conclusão do curso técnico e avaliação da formação técnica recebida.
O levantamento foi realizado em 153 instituições. Destas, 85% responderam. Com base nos dados fornecidos pelas instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica, foi possível elaborar um banco de dados com 72.657 registros. Deste total, foi extraído o grupo pesquisado, de maneira a garantir a representatividade de todas as regiões do País.
SECOM-DF