Criciúma – As escolas municipais de criciúma realizaram, nesta sexta-feira (20), diversos eventos visando promover a igualdade racial, já que, nesse dia, é comemorado o Dia da Consciência Negra. “Estamos buscando a igualdade racial para deixar para as futuras gerações um mundo mais solidário”, afirmou a professora do jardim e 1º ano da Escola Municipal de Educação Fundamental e Infantil Pascoal Meller, Clarice dos Passos.
A escola situada no bairro, Santa Augusta promoveu diversos eventos, como a peça feita pelos alunos: “Menina Bonita do Laço de Fita”, além de apresentações de máscaras da cultura africana, desfile de beleza negra e culinária. “Eu como professora negra, acho que todos deveriam conhecer, não apenas, a história da escravidão, mas outras histórias, como por exemplo a técnica da cesariana que foi desenvolvida por uma tribo africana”, complementa Clarice.
A igualdade racial é trabalhada durante todo o ano letivo pelos professores da rede. “É importante conscientizarmos as futuras gerações”, afirmou a secretária do sistema da Educação, Geovana Benedet Zanette.
Segundo a responsável pela Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do Município (Copirc), Iolanda Romeli, no período da manhã foi feito panfletagem no campus da Unesc e, à tarde, no centro. “Pretendemos levar essas ações a outros segmentos da sociedade, como a saúde”, afirmou Iolanda acrescentando que “a cada ano que passa, estamos vencendo barreiras e vendo nossos trabalhos surtirem efeito”.
A Copir realizará nos dias 26 e 27 o fórum: ”Pensamento Negro e Articulações políticas de igualdade racial”, na casa do Professor “Paulo Freire”.
Fonte: Assessoria de imprensa