segunda-feira, julho 21, 2025

Equipes farão triagem de alunos com sintomas de gripe

Piçarras – A Vigilância Epidemiológica de Balneário Piçarras está mobilizando seus profissionais para montar um esquema de triagem de alunos da rede municipal que apresentarem sintomas de gripe. Com a medida, a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social (Sabes) espera reduzir a quantidade de crianças encaminhadas para os postos de saúde com suspeita de gripe.

O primeiro caso de gripe A (H1N1) na cidade foi confirmado por meio de exame laboratorial na terça feira, dia 04. A paciente, uma adulta jovem, procurou a rede de saúde assim que manifestou os sintomas, quando também começou a ser medicada. A doença evoluiu para uma pneumonia, mas ela reagiu bem ao tratamento e já está curada. “O diagnóstico clínico foi rápido e a resposta da paciente ao tratamento foi muito bom”, afirma a secretária de saúde, Rita de Cássia Teixeira Rangel.

A rede de postos de saúde da cidade está sobrecarregada desde que os primeiros casos de gripe A foram notificados na região. De acordo com a Sabes, as consultas de rotina, agendadas, estão sendo canceladas para que os profissionais possam atender os casos suspeitos. “A demanda de crianças com sintomas, encaminhadas pelas escolas, aumentou muito a procura pelas unidades de saúde”, afirma Rita.,

Com a medida, secretária espera reduzir demanda nos postos de saúde 

Para reduzir a sobrecarga da rede municipal de saúde, as agentes da Vigilância Epidemiológica farão, a partir da próxima semana, uma triagem nas escolas e creches do município. Apenas os casos suspeitos serão encaminhados para tratamento. “Nessa situação, iremos encaminhar aviso aos pais para que a criança seja levada a um posto de saúde”, explica a secretária. Ela afirma ainda que os pais receberão atestado médico para que possam se ausentar do trabalho e cuidar dos filhos.

Na terça-feira, dia 04, os professores da rede municipal foram orientados pela Secretaria da Saúde sobre os procedimentos que precisam ser feitos antes de encaminhar a criança para diagnóstico. A partir das próximas semanas, as escolas não irão encaminhar aviso aos pais sem que antes eles passem pela triagem.

De acordo com a secretária, o esforço é para que os pacientes com suspeita de gripe só sejam encaminhados quando for necessário. “Ao encaminhar todo e qualquer caso para o posto de saúde, corremos o risco de proliferar ainda mais a doença”, explica. A Sabes apela para que as pessoas procurem as unidades de saúde apenas em casos emergência.

Fonte: Assessoría de Imprensa

UNOPress
UNOPress
A UNOPress é uma Agência de Marketing Digital especializada em Assessoria de Imprensa e Marketing de Conteúdo. Produz conteúdo para diversas empresas que buscam Page Authority e Domain Authority.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar

Mais lidas

Mais desta Categoria

Alegria para Tereceira Idade e Clubes de Mães em Arroio do Silva

Balneário Arroio do Silva viveu momentos de muita alegria...

Sushi com Carne Bovina é Destaque em Restaurante de Itapema

O Alma Gastro e Bar, localizado no Sofistic Hotel...

Café da Manhã nas Alturas: Experiência Única em Balneário Camboriú

Comece seu dia com uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú! Desfrute de um delicioso café da manhã com vista panorâmica da cidade na FG Big Wheel. Reserve já seu lugar!

Inovação Gerenciada com IA: O Futuro da Liderança nos Negócios

A inovação não deve ser um acaso, mas um...