Blumenau – Representantes do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema) e Prefeitura de São Bento do Sul, estiveram na quarta-feira, 31, em Blumenau, para conhecer o plano municipal de redução de risco implantado em 2007. A partir deste plano, é que são norteadas as políticas públicas do município.
Os colaboradores da Prefeitura de São Bento do Sul estiveram reunidos com o Secretário de Planejamento e Urbanismo Walfredo Balistieri e com o Gerente de Estudos Geológicos Maurício Bozzobon. Blumenau é uma das cidades do Estado que mais sofreu com a tragédia de 2008, e já vem desenvolvendo um planejamento para minimizar os efeitos do crescimento populacional de forma inapropriada, sendo exemplo para Santa Catarina.
São Bento do Sul está buscando cada vez mais exemplos que possam colaborar para o mapeamento das áreas de risco no município, indicando assim as ações corretas em cada bairro. A Defesa Civil em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já fez um primeiro contato para viabilizar o projeto.
Além disso, foram discutidas as ações de monitoramento de bacia, abrigo temporário, cadastro de sondagem, importância das parcerias com universidades e instituições, entre outros procedimentos, para efetivo e contínuo desenvolvimento das atividades.
AI/Redação 24 Horas