Florianópolis – A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) promove o 1º Seminário para Troca de Experiências e Tecnologias em Gestão de Desastres nesta terça-feira (18), logo após reunião interna do Grupo Técnico Científico de Prevenção a Desastres Naturais em SC (GTC). Ambos os eventos acontecem no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural em Santa Catarina (Epagri), situado na Rodovia Admar Gonzaga, 1347. Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
Os trabalhos serão abertos às 9hs pelos presidentes da Fapesc e da Epagri, respectivamente Diomário Queiroz e Luiz Ademir Hessmann. O primeiro item da pauta é um resumo das atividades do GTC nos últimos meses, começando pelo lançamento da Chamada Pública que aprovou 17 projetos voltados a mitigar as conseqüências de enchentes e outras catástrofes naturais. Eles já receberam R$1 milhão do governo estadual, via Fapesc – a qual vai liberar nova parcela no mesmo valor para a conclusão das pesquisas.
O presidente da Fundação detém a coordenação geral do GTC, grupo multidisciplinar que será ampliado por conta da adesão de novas
instituições durante a reunião de terça. “Estaremos assinando um protocolo de intenções para expandir a participação de organismos não ligados ao governo de Santa Catarina no GTC”, explica Zenório Piana, diretor de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente da Fapesc e um dos coordenadores técnicos do GTC (o outro é Hugo J. Braga, da Epagri).
O encontro prosseguirá com o debate sobre as ações previstas para os próximos meses, com destaque para o estudo a ser conduzido pela Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) até o final de 2011.
Membros da missão japonesa estarão presentes no Seminário para Troca de Experiências e Tecnologias em Gestão de Desastres, marcado para as 13h30. Serão abordadas as semelhanças e diferenças entre as enchentes da Bacia do Itajaí e de rios do Japão. Também estão programadas palestras sobre deslizamentos, o Plano da Bacia do Rio Itajaí que vem servindo de subsídio para o estudo da JICA e o Sistema Estadual de Defesa Civil. Após as 3 palestras, haverá debates e o encerramento do evento.
AI/Redação24Horas
