Florianópolis – A maioria das indústrias farmacêuticas convidadas para o lançamento do Polo Logístico de Saúde de Santa Catarina já confirmou presença no evento, que será realizado pelo Governo do Estado no próximo dia 25, às 10h, no Hotel Majestic, em Florianópolis.
Participarão do evento o presidente da Nycomed Brasil, Luiz Violland; o presidente da Mead Johnson Brasil, Nestor Serqueiros; a gerente de
suprimentos da Sanofi Avents, Marcella Scorza; o diretor geral do Genomma Lab, José Corrales, representantes da GE Healthcare, Tania Mijas e Manuel Ornelas; o gerente geral da Philips Healthcare, Wilson Monteiro Júnior, além do governador Leonel Pavan, dos secretários de Estado do Planejamento, Vinícius Lummertz; da Saúde, Roberto Hess de Souza; da Fazenda, Cleverson Siewert; de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo César da Costa, e demais representantes do Governo do Estado.
O Polo Logístico de Saúde será implantado em Itajaí pela Luft Logistics, joint-venture do grupo italiano Bomi, e inicialmente funcionará um centro de distribuição de medicamentos, formado por mais de dez empresas farmacêuticas.
Juntamente com a instalação do polo, serão concedidos incentivos fiscais a micros e pequenas empresas, seguindo a lei do Pró-Emprego e os benefícios do Prodec, além de estímulos à pesquisa e à ciência aplicada, por meio de ação integrada com instituições de ensino, como a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que lançará o Centro de Análises Pré-clínicas, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
O objetivo é incentivar a produção de remédios, equipamentos e próteses, já que a indústria nacional de produtos da saúde é quase integralmente dependente de importações. Para 2011, o volume de importações de medicamentos pelo Brasil deve atingir 8 bilhões de dólares.
As políticas e estratégias de fomento ao setor farmacêutico são desenvolvidas pelo Comitê Estadual de Produtos da Saúde, formado pelas
Secretarias de Estado do Planejamento, de Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Fazenda. O secretário Vinícius Lummertz comparou a instalação do Polo Logístico de Saúde com a implantação do Polo Tecnológico em Florianópolis, devido ao aproveitamento das potencialidades de Santa Catarina e de sua posição estratégica frente aos mercados nacional e internacional. A expectativa é de que, inicialmente, a instalação do polo gere pelo menos 150 empregos diretos.
AI/Redação24Horas